Governador Beto Richa libera R$ 400 mil a fundo perdido para Capanema

Sexta-feira, 26 de Abril de 2013

Recursos são a fundo perdido e investimentos já estão definidos pela Administração Municipal

A Prefeita Lindamir Denardin esteve participando na sexta-feira, 12, em Foz do Iguaçu do lançamento do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios  (PAM) lançado pelo Governador Beto Richa.

O programa tem como objetivo a transferência voluntaria de recursos aos municípios com até 50 mil habitantes, para implementação de ações estratégicas de apoio voltadas a satisfazer a demanda por serviços básicos e bens públicos, visando a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

O Governo do Estado vai destinar R$ 150 milhões para que as prefeituras realizem obras e projetos prioritários para a população. “Realizamos um governo municipalista, que atende cidade e cidadãos, as prefeituras sofrem com a diminuição das transferências de recursos federais, assim como os Estados estão sofrendo. Sentimos essa necessidade e a angústia dos prefeitos, e estamos suprindo essa lacuna”, disse o governador.  “O dinheiro é a fundo perdido. As prefeituras não pagarão nada pelos recursos”, reforçou Richa.

O Município de Capanema foi contemplado com R$ 400 mil e conforme a prefeita Lindamir Denardin a aplicação dos recursos já esta definida. “Estaremos investindo R$ 50 mil na aquisição de ordenhadeiras, dentro do nosso Programa de Fomento da Produção de Leite, R$ 120 mil na implantação de calçamento junto a Área Industrial, melhorando o acesso às industrias lá instaladas e com os R$ 230 mil restantes estaremos efetuando a aquisição de um caminhão para a Secretaria de Viação e Obras”, destacou.

Os R$ 150 milhões são provenientes de devolução orçamentário da Assembleia Legislativa do Paraná. Com a economia em seu orçamento, a casa devolveu este valor – dinheiro do próprio contribuinte – para que o Estado pudesse optar em qual área ou programa investir. Na solenidade, o presidente da Assembléia, deputado Valdir Rossoni, entregou um cheque simbólico ao governador.
"Nossa meta é chegar ao final dos quatro anos à frente da Presidência com R$ 500 milhões economizados. Esse dinheiro volta para o Governo do Estado aplicar no desenvolvimento dos pequenos municípios. É dinheiro do povo que volta como benefício nas áreas onde a população mais precisa", declarou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni.
Na mesma solenidade, o governador Beto Richa e os secretários José Richa Filho (Infraestrutura e Logística) e Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento) lançaram o programa Caminho das Pedras, para recuperação de estradas rurais. Ao todo serão investidos R$ 132,2 milhões.
Serão atendidos mais de 100 municípios das regiões Oeste, Sudoeste e parte da região Central do Estado. O programa também prevê construção de pontes de concreto e aquisição de diesel para abastecer máquinas que recuperam estradas rurais.