Secretaria da família realiza Conferencia Municipal de Assistência Social

Quinta-feira, 15 de Agosto de 2013

O evento foi realizado, no dia 30 de julho, no Centro Social da Igreja Matriz e teve por objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Com o intuito de avaliar a Política de Assistência Social desenvolvida em Capanema, a Administração Municipal, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho municipal de Assistência Social realizou a X Conferência Municipal de Assistência Social.

A abertura da conferencia contou com a presença do vice-prefeito Valter José Steffen, que na ocasião representou a prefeita Lindamir Denardin, da Secretaria da Família Leonilde Capitanio, da coordenadora do CRAS Silvane Andress, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores Izolete Schneider e da chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Família Francieli Schimtz.

Na oportunidade, o vice-prefeito Valter José Steffen parabenizou a Secretaria e o Conselho de Assistência Social pela organização da conferência e destacou a importância de os gestores ouvirem a comunidade, as sugestões e as reivindicações. "Hoje é um dia importante para a Assistência Social da nossa cidade. Aqui, a Administração juntamente com a sociedade civil, com os cidadãos, tem a oportunidade de debater melhorias para a ação social de nosso município e, sobretudo, vermos o que precisa ser implementado e melhorado no atendimento a nossa gente. Quando ouvimos o povo, erramos menos ao administrar”, pontuou o vice-prefeito.

Francieli Schimtz, representado a Secretaria Estadual da Família, falou a respeito dos avanços alcançados nos últimos anos na área social no Paraná e do apoio do governador Beto Richa e da Secretaria da Família Fernanda Richa aos pequenos municípios com programas como o Família Paranaense. “Este Programa tem como atribuição articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná, com o objetivo de estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações inter-setoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside”, esclareceu.

A Secretaria Leonilde Capitanio destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Família e afirmou que a Conferência tem como intuito avaliar e propor novas diretrizes para a área social com o objetivo de beneficiar aqueles que realmente necessitam.

Após os pronunciamentos e a leitura e aprovação do regimento interno as assistentes sociais do Hospital Regional Alberto Pecoits, de Francisco Beltrão, Monica Pereira e Luciana Pinheiro Schenaider ministraram uma palestra com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”.

As palestrantes comentaram sobre o surgimento da Assistência Social e enfatizaram a importância dos eixos temáticos abordados pela Conferência, sendo: I Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; II Gestão do SUAS-Vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação; III Gestão do Trabalho; IV Gestão dos serviços, programas e projetos; V Gestão dos benefícios no SUAS e VI Regionalização.

De acordo com as palestrantes é fundamental implementar políticas públicas, que possibilitem a efetivação dos programas e ações na área de Assistência Social junto à comunidade.

Ao final da Conferência Municipal foram escolhidas por todos os presentes, as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e também realizada a eleição dos delegados e suplentes, que estarão representando o município nesta Conferencia.