Realizada a 1ª Bienal do Livro de Capanema

Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013

A programação teve inicio na tarde do domingo, 18, na Praça dos Pioneiros, onde ocorreu a abertura oficial, com o lançamento e entrega do regulamento dos projetos Quem Lê Viaja e Pequenos Leitores e diversas atividades recreativas.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou nos dias 18, 19 e 20 de agosto, a primeira edição da Bienal do Livro.

Durante a solenidade a secretária de Educação Jaqueline Vazzoler falou sobre o objetivo da implantação do projeto Pequenos Leitores, que estará atingindo alunos de pré e 1º ano das escolas e centros de Educação Infantil, oportunizando a esses alunos em fase de alfabetização o contato com os livros despertando o interesse pela leitura. Ela destacou ainda que a partir deste ano a viagem de premiação do projeto Quem Lê Viaja, será realizada antes do final do ano. “O objetivo com esta mudança é de que os alunos e professores que trabalharam durante o ano possam viajar juntos, o que se torna mais difícil se a viajem for realizada no ano seguinte, pois o aluno ou o professor podem ter mudado de escola ou por outro motivo que o impeça de receber a premiação.”, ressaltou.

A prefeita Lindamir Denardin falou sobre os projetos e investimento da Administração Municipal na área da Educação, como a implantação do ensino em período integral que já esta com o projeto encaminhado e o terreno definido. “Estivemos a poucos dias em Brasília onde demos encaminhamento a este projeto junto ao Governo Federal, com o apoio do deputado Assis do Couto e podemos dizer que em pouco tempo será uma realidade em nosso município”, afirmou.

Lindamir falou ainda sobre a liberação pelo Governo do Estado através da Secretaria da Família do Território da Juventude, obra que será construída próximo a creche Pequeno Príncipe, no bairro Sant Cruz e atenderá adolescentes e jovens de 12 a 29 anos. “Será um espaço voltado totalmente ao que a juventude necessita nesta fase de formação, mas com características e elementos que possam desapertar o interesse e o desenvolvimento social e pessoal desta faixa etária. O espaço contará com salas de multiuso e ambientes externos com piscina e circuito de skate. Também haverá atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social e convivência comunitária.” Enfatizou a Prefeita.

Outra novidade anunciada pela Prefeita é o objetivo de voltar a realizar no município os congressos de professores. “Em um ano realizaremos a Bienal do Livro e no outro o Congresso de Professores, com a presença de palestrantes de renome nacional, oportunizando aos nossos educadores a discussão de temas atuais que contribuam para o seu desenvolvimento profissional”, finalizou.

No período da noite, houve o inicio da visitação a bienal no Clube CRAC e show com Luiz Braz.

Na segunda e terça-feira, sequencia da visitação e apresentações artísticas desenvolvidas pelas escolas do município.