Grande participação popular marca desfile Cívico de 07 de Setembro em Capanema

Sábado, 07 de Setembro de 2013

A prefeita Lindamir Denardin parabenizou as escolas pela participação e disse que a realização do Desfile Cívico reascende em todos o espírito de civismo e patriotismo, valorizando a democracia em que vivemos.

Com uma  grande participação popular e o efetivo envolvimento dos centros municipais de Educação Infantil, escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, APAE e instituições de ensino privadas, foi realizado o desfile Cívico de 07 de Setembro em Capanema.

As atividades tiveram inicio as 08h00, com o hasteamento das bandeiras, pela prefeita Lindamir Denardin, vice-prefeito Valter José Steffen e pela presidente da Câmara de Vereadores Izolete Walker Schneider, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda Municipal de Capanema.

Logo na sequencia houve a formação do palanque de honra, que contou com a presença, além da Prefeita, do Vice e da Presidente da Câmara de vereadores, além de demais vereadores, secretários municipais, lideranças religiosas, da Policia Civil e da Secretaria de Estado da Educação.

Em seu pronunciamento o vice-prefeito Valter José Steffen parabenizou a iniciativa da retomada na organização da Fanfarra e dos desfile Cívico das escolas como forma de demonstração do civismo e do patriotismo. Destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Banda Municipal que há 10 anos esta em atividade.

A Documentadora Escolar Estadual Doris Marczak, trouxe a mensagem do Governo do Estado, em nome do governador Beto Richa e do secretário de Educação Flávio Arns, destacando a importância da realização do desfile em comemoração ao Dia da Independência.

Falando em nome do Legislativo, a presidente da Camará de Vereadores Izolete Walker Schneider destacou a importância do envolvimento das escolar através de seus diretores, professores e colaboradores, incentivando os alunos a participarem do desfile, oportunizando que desde cedo as crianças tenham noções de valores como civismo e patriotismo.

Falando em nome de todas as denominações religiosas presentes ao ato, o Pároco de Capanema Padre Antonio Teixeira, ressaltou que em uma sociedade onde as pessoas tem orgulho do lugar em que vivem e ajudam a preserva-la o desenvolvimento é mais visível. Ele fez menção também a situação de conflito vivido atualmente na Círia e pediu a oração de todos para que aquele povo encontre a paz.

A Prefeita enfatizou ainda as conquistas que Capanema vem obtendo, como a recuperação do frigorífico Diplomata, através da parceria com a empresa Averama, do inicio das obras do Instituto Federal e em especial da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, fatores que contribuirão decisivamente no desenvolvimento do Município.

Logo na sequencia houve o inicio do Desfile, com a apresentação da fanfarra do Colégio Rocha Pombo, composta também por alunos dos colégios Padre Cirilo e São Cristóvão e das Escolas Concórdia e Rachel de Queiroz. Participaram também as fanfarras da Escola Valdelírio Michel (APAE) e do Colegio Pinheiro.