Secretaria de Saúde de Capanema realiza mais uma etapa do programa APSUS

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2013

O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento das competências do corpo técnico gerencial da Atenção Primária à Saúde (APS), para que cada equipe possa realizar a programação local para o atendimento da população sob sua responsabilidade.

A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde realizou nesta quarta-feira, 17, mais uma oficina do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), o encontro foi realizado no Centro de Eventos do Parque de Exposições  e reuniu médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e demais colaboradores da Secretaria.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde o APSUS possibilitará à população paranaense atendimento à saúde com qualidade e resolutivo em todas as regiões do estado, sendo organizada o mais próximo possível das residências dos cidadãos paranaenses, aumentando as capacidades de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes de APS. Com eficiência e de forma humanizada, as equipes de APS deverão se instituir como um novo paradigma assistencial no setor saúde, produzindo uma mudança em todo o modelo de atenção à saúde no Estado.

Durante a abertura do evento o secretário de Saúde Geancarlo Denardin destacou a importância da participação de toda a equipe como forma de aprimorar o atendimento primário a saúde no município. Falou também sobre a vinda de um novo médico para compor a equipe, através do programa Mais Médicos do Governo Federal, onde Capanema foi o único município na região a ser contemplado pelo programa.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores o vereador Marcelino Ampessan parabenizou a prefeita Lindamir Denardin pelos avanços que vem conseguindo em vários setores em especial na melhoria do atendimento na área da saúde e salientou que sempre estará apoiando os bons projetos que forem apresentados pela Administração Municipal.

A prefeita Lindamir Denardin afirmou que são importantes momentos como estes onde a equipe pode se reunir para trocar informações que contribuíam para melhoria do atendimento à população e sugeriu que outros encontros sejam realizados de forma setorizada para discutir os problemas e apresentar sugestões.

Lindamir aproveitou ainda a oportunidade para repassar informações sobre os projetos em andamento na administração Municipal como, recape asfáltico, novos calçamentos, reformas das unidades de saúde e das novas unidades de saúde que serão construídas nos bairros Santo Expedito e São Cristóvão. “É importante destacar que nós já temos mais de 70 projetos encaminhados neste ano e que em pouco tempo irão transformar nosso município em um verdadeiro canteiro de obras e todas as medidas que tomamos tem sido em parceria com a equipe, ouvindo as sugestões e agindo da forma que beneficie sempre a maioria das pessoas”, afirmou.

O Curso foi ministrado pela enfermeira Lúcia Matos, tutora do APSUS na região.