Lindamir Denardin é empossada e torna-se a primeira mulher a governar Capanema

Sexta-feira, 10 de Maio de 2013

Publico lotou as dependências do Clube Recreativo e Atlético Comercial (CRAC) para acompanhar a solenidade de posse da prefeita Lindamir Denardin, que entra para a historia como primeira mulher a governar o município de Capanema, e de seu Vice Valter

Com a presença do um grande publico, que lotou as dependências do Clube Recreativo e Atlético Comercial (CRAC), foi realizada no dia 1º de janeiro, a solenidade de posse da prefeita Lindamir Denardin, que entra para a historia como primeira mulher a governar o município de Capanema, e de seu Vice Valter José Steffen (Polaco).

A solenidade foi presidida pela vereadora Izolete Schineider, presidente da Câmara de Vereadores e contou com as presenças dos demais vereadores, do chefe de gabinete do Lider do Governo Beto Richa na Assembléia Legislativa deputado Ademar Traiano, Romeu Fernando Pedralli (Mano), do deputado estadual Nelson Luersen e sua esposa Anete, do Pastor Luiz Deringer, que no ato representou os demais religiosos do município, além do ex-prefeito Milton Kafer e do ex-vice Clésio Novick e demais lideranças civis e militares.

Iniciando a solenidade, após a benção proferida pelo Pastor Luiz Deringer e diante do olhar atento do publico, Lindamir Denardin e Polaco prestaram o juramento solene de "manter, defender e cumprir a lei orgânica e observar as leis da união, do estado e do município, promover o bem geral dos munícipes e exercer o cargo sob a inspiração da democracia, da legitimidade e da legalidade". Em seguida a Presidente do Legislativo os empossou nos cargos de Prefeita e Vice-prefeito.

Ao usar da palavra, falando em nome do Deputado Ademar Traiano, Mano Pedralli parabenizou a Prefeita e seu Vice e destacou que o Deputado estará a disposição da nova Administração para viabilizar junto ao Governo do Estado os recursos necessários para a implantação dos projetos que sâo necessários para o desenvolvimento do município de Capanema.

Já o deputado Nelson Luersen, após parabenizar os novos gestores, fez um relato das ações que estão sendo desenvolvidas na busca de uma solução, para o que segundo ele é um dos problemas mais emergências do município de Capanema, o frigorifico Diplomata. Nelson colocou-se também a disposição na busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal para viabilizar os projetos da nova Administração.

Em seu discurso de despedida o ex-prefeito Milton Kafer tentou justificar a situação em que entregou o município para a nova Administração. Segundo ele não era seu desejo e nem de seu vice entregar o município nestas condições, com uma divida que conforme ele seria em torno de 6 % a 7% do valor do orçamento do ano do município, que teria sido originada pela queda no repasse de recursos por parte do Governo Federal.

Ao fazer uso da palavra o vice-prefeito Polaco falou do seu entusiasmo e do orgulho de estar assumindo a Administração junto com a prefeita Lindamir, mas deixou clara a sua preocupação com a situação do município, que conforme ele parece ser pior do que quando assumiu como prefeito pela primeira vez em 1997. “Na verdade acho que sou eu o pé frio”, brincou Polaco, ao referir-se sobre a divida herdada, que segundo ele é maior do que a mencionada pelo ex-prefeito, além da situação do setor rodoviário onde maquinas e caminhões estão sucateados o que consumirá um alto valor para que possam voltar a trabalhar.

A prefeita Lindamir Denardin iniciou o seu discurso dizendo estar muito feliz, pela oportunidade que a história lhe deu de ser a primeira mulher a governar Capanema. Agradeceu a todos os capanemenses pela confiança e pela aprovação nas urnas do seu Projeto de Governo, mas principalmente a Deus pela força, coragem e direção nesta jornada.

Descreveu ainda as imagens que viu durante sua caminhada, que lhe mostraram uma realidade preocupante, de  um município potencialmente rico mas com uma gente pobre de oportunidades. De um povo que queria mais, mas com um governo sem ousadia. De professores passando por dificuldades nas escolas. Do desespero nas unidades de saúde. Da falta de estradas para o escoamento da produção de uma agricultura forte e diversificada. “Vi Capanema sonhando com um futuro melhor e vi governantes insensíveis”, destacando que o município precisa de cuidados urgentes.

Lindamir fez também uma referencia aos ex-administradores, desde Otavio Francisco de Matos primeiro prefeito, que todos ajudaram na construção do município e deixaram seu legado, reafirmando o seu compromisso de administrar com respeito as pessoas, responsabilidade e acima de tudo fazendo política com ética e honestidade, colocando o ser humano em primeiro lugar. “Não vou decepcioná-los porque dedicarei os melhores dias da minha vida a liderar uma equipe talentosa, responsável e competente na execução de um Plano de Governo aprovado nas urnas pela maioria dos capanemenses”, enfatizou.

Com relação a equipe de governo disse que será rigorosa na cobrança de resultados e das metas para cada área da Administração. Falou ainda da importância do apoio que espera dos servidores municipais, que segundo ela são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso de uma administração, ressaltando que os mesmos serão valorizados em seu Governo.

Falou também do orgulho de ter Polaco como vice, por seu caráter, sua visão política e administrativa. Por fim agradeceu o apoio dos presidentes de partidos e de todos que lhe ajudaram nesta caminhada, com ênfase especial a família, que segundo ela foi o suporte para que pudesse cumprir sua jornada.

Em seguida a presidente da Sessão, vereadora Izolete, parabenizou os empossados e desejou sucesso a nova Administração, encerrando a solenidade.