Realizada Apresentação do Programa da Porteira Para Dentro

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013

A Administração Municipal de Capanema através da Secretaria de Agricultura realizou nos dias 16, 17, 18 e 19, nos distritos de Alto Faraday, Pinheiro, Cristo Rei e São Luiz as reuniões de apresentação do Programa Da Porteira Para Dentro, onde estiveram participando aproximadamente 1000 produtores rurais do município.

O Programa será a maior ação já desenvolvida no município de atenção as propriedades rurais, beneficiando os produtores com equipamentos e serviços prestados dentro das propriedades, objetivando sempre o incentivo ao aumento da produtividade, a sustentabilidade e a regularidade ambiental das propriedades.

Durante as reuniões a presidente do Legislativo, Izolete Walker Schneider parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa de implantar o programa que irá beneficiar os produtores rurais e destacou ainda os inúmeros projetos que estão em andamento no município e que logo começaram a ser implantados. ”São muitos projetos encaminhados que em pouco tempo começaram a ser desenvolvidos trazendo muitos benefícios a nossa população”, destacou.

O Vice-prefeito Valter Jose Steffen ressaltou que este Programa estará dando atenção especial a propriedade rural e um dos serviços que em sua opinião é o mais esperado é o cascalhamento em pátios e no local da pré-ordenha. “Cerca de 90% dos agricultores do município estão na atividade leiteira e todos sabem do drama que passamos com a situação do barro que existe na pré-ordenha e este Programa vai ter uma equipe completa para realizar este trabalho. Claro que ele é um serviço um pouco mais lento, mas quando chegar a vez de cada um podem ter a certeza que será bem feito”, destacou.

A prefeita Lindamir Denardin destacou inicialmente que o programa “Da Porteira Para Dentro” é um compromisso que faz parte do Plano de Governo apresentado a população durante o período eleitoral, que agora começa a ser desenvolvido.

Conforme a Prefeita a partir de agora a Secretaria de viação e Obras irá cuidar da recuperação das estradas principais e do acesso as propriedades e a Secretaria de Agricultura irá atender os serviços dentro das propriedades. “A partir de agora a secretaria de Agricultura contará com uma motoniveladora, um trator de esteira, uma carregadeira, uma retroescavadeira, dois caminhões e um veiculo pequeno exclusivamente para atuar neste programa, e todos sabem que nós adquirimos a poucos dias com recursos próprios uma escavadeira hidráulica, no valor de R$ 338 mil, que irá agilizar a retirada do cascalho, tanto para as estradas quanto para o  trabalho a ser realizado nas propriedades”, afirmou.

Lindamir ressaltou ainda a importância da realização do levantamento de dados através das fichas distribuídas aos agricultores durante as reuniões. “O Programa Da Porteira Para Dentro não é um programa engessado, que determina o que será feita em cada propriedade, ele será desenvolvido dentro das necessidades de cada produtor, por isso precisamos da participação de todos preenchendo e nos entregando esta ficha de levantamento de dados para que possamos saber qual será a demanda e nos organizarmos para atender”, afirmou.

Na sequencia a Agrônoma da Marisa Pichler, fez a apresentação do programa Da Porteira Para Dentro, detalhando seu funcionamento e também os serviços que estarão sendo ofertados aos produtores, ressaltando que como contrapartida para ter acesso ao programa pede-se aos produtores que emitam a Nota Fiscal de Produtor e participem dos cursos que serão ofertados em parceria com o SENAR.

Conforme Marisa dentro do Programa serão realizadas ações como; conservação de solo, manejo da fertilidade do solo, distribuição de equipamentos, enleiramento de pedras, terraplanagem rural, limpeza e abertura de silos, valas para irrigação, inseminação artificial, piscicultura, cascalhamento, diversificação da propriedade, habitação, cursos e capacitações, além de outras ações voltadas ao fortalecimento da atividade agropecuária.