Realizada a formatura das primeiras turmas do Programa de Qualificação e Formação Continuada Acreditar da Odebrecht

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2013

O Programa Acreditar foi planejado para qualificar 1820 pessoas entre jovens e adultos, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos, que saibam ler e escrever.

Foi realizada na quarta-feira, 18, a solenidade de formatura das primeiras turmas de alunos do Programa de Qualificação Profissional Continuada – Acreditar, da empresa Odebrecht, desenvolvido em parceria com a Administração Municipal de Capanema, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e PRONATEC, que tem como objetivo qualificar e preparar a mão de obra local para atender as demandas geradas pela obra Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, diminuindo a migração de trabalhadores de outras regiões do país, promovendo assim o desenvolvimento da região.

Os tipos de qualificação oferecidos objetivavam as funções de maior contingência de mão de obra do empreendimento, tais como: Pedreiro, Carpinteiro, Armador, Vibradorista e Soldador.

Na ocasião foram formados 101 alunos, sendo cerca de 90% de Capanema, nos Cursos de Pedreiro e Soldador no Módulo Básico, que a partir de agora passam para o módulo técnico com as aulas práticas..

Durante a solenidade, falando em nome da Construtora Odebrecht, o administrador Edgar Vinhas destacou que a empresa é pioneira em promover a aplicação do Programa Acreditar nos empreendimentos em que investe deixando assim nos locais onde atua mais do que grandes obras que geram energia. Ela oportuniza o conhecimento, que transforma a vida das pessoas inseridas. “A Construtora Norberto Odebrecht tem a filosofia centrada na educação e no trabalho, valoriza as forças do ser humano, entre as quais a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar resultados”, afirmou.

A prefeita Lindamir Denardin parabenizou a Empresa pela iniciativa e em especial aos alunos pelo interesse em buscar o conhecimento e a qualificação para sua inserção no mercado de trabalho. Ela falou também sobra a importância desta obra para o município, onde mais de 600 pessoas já estão trabalhando, sendo a maioria do município de Capanema. “Todos sabem a situação que o município de Capanema passou no final do ultimo ano, onde uma grande empresa parou suas atividades e centenas de homens e mulheres ficaram desempregados, com muita luta conseguimos a sua reativação, mas ainda está atuando em apenas um turno e agora podemos ver que muitas pessoas que ainda estavam desempregadas já estão novamente com sua carteira assinada, conseguindo com o seu trabalho o sustento de suas famílias”, lembrou.

Lindamir enalteceu ainda a grande participação das mulheres nos cursos ofertados. “Fico feliz em ver este grande numero de mulheres participando dos cursos, buscando sua formação em áreas que até então os homens eram predominantes”, disse a Prefeita.