Prefeitura Municipal de Capanema

Ir para o Conteúdo Principal da Página Ir para o Mapa do Site

Máxima. 23ºC Mínima. 17ºC

Cerca de 1000 idosos participam de comemoração do Dia do Internacional do Idoso promovido pela Administração Municipal de Capanema.

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2013

A festa começou por volta das 08h com a recepção e o café da manhã para os idosos que vieram de todas as localidades.

O Pavilhão da agroindústria no Parque de Exposições de Capanema ficou praticamente lotado, nesta terça-feira, 01, para as comemorações do Dia do Idoso promovido pela Administração Municipal através da Secretaria da família e Desenvolvimento Social com o apoio do Provopar, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Pastoral do Idoso.

A festa começou por volta das 08h com a recepção e o café da manhã para os idosos que vieram de todas as localidades através de linhas especiais de ônibus disponibilizadas especialmente para este dia.

 Na sequência foi realizada a abertura oficial do evento que contou com as presenças da prefeita Lindamir Denardin, do vice-prefeito Valter José Steffen, da presidente da Câmara de Vereadores Izolete Schneider, da secretária da Família Leonilde Capitanio, da presidente do Provopar Liana Pasquali, da chefe do Escritório Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social Francieli Schimidt, que representou o governador do estado Beto Richa e a secretária estadual da Família Fernanda Richa, além de demais vereadores e lideranças comunitárias.

Convidado para dar uma benção ao público presente Padre Antonio Teixeira parabenizou a Administração Municipal pela realização do evento e destacou que é importante que os idosos participem de atividades como estas para não ficarem isolados e tristes. “Muitos idosos às vezes sentem uma tristeza no coração, pois os filhos e os netos não estão perto, aí vem os encontros as reuniões e seria uma maravilha se todos os idosos pudessem participar, dançar, festejar, conversar com os amigos, para levar um pouco mais de ânimo e uma vida mais saudável”, enfatizou.

A presidente do Provopar Capanema Liana Pasquali destacou a importância da pessoa idosa para transmitir ensinamentos e sabedoria de vida, e o quanto são merecedores desta homenagem que a Administração Municipal lhes concedeu. Comentou estar muito feliz com a presença de todos e enfatizou que o dia era totalmente destinado a eles e desejou que todos aproveitassem este dia especial sentindo-se valorizados.

A chefe do escritório regional da Secretaria de Desenvolvimento Social  Francieli Schmidt iniciou sua fala lembrando que o município de Capanema é o terceiro da regional de Francisco Beltrão em número de pessoas com mais de 60 anos e por isso da importância do desenvolvimento de ações que proporcionem melhor qualidade de vida a estas pessoas. “O Governador Beto Richa e a secretária da Família Fernanda Richa são parceiros da prefeita Lindamir no desenvolvimento de ações que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade seja nas questões da saúde ou do lazer”, afirmou.

Conforme o vice-prefeito Valter Jose Steffen as pessoas da terceira idade devem repassar a sua experiência para os mais jovens para que estes possam trilhar um bom caminho e ajudar a construir um país melhor. “Vocês tem uma coisa importante que ninguém tira, a experiência de vida e essa experiência deve ser repassada para os mais jovens. Vocês sabem dos perigos que a juventude corre nos dias de hoje, por isso devem ser os conselheiros número um para que a gente tenha uma juventude firme para construir este Brasil”, afirmou.

A Prefeita Lindamir Denardin além de parabenizar os idosos do município pela passagem do seu dia destacou algumas ações que já vem acontecendo e terão mais ênfase a partir do ano que vem na atenção à pessoa idosa como a implantação do Centro Dia do Idoso, local que atenderá os idosos durante todo o dia com acompanhamento de médico, enfermeira, fisioterapeuta, assistente social, além de atividades físicas e recreativas. “Faz parte do nosso Plano de Governo e a partir da metade do ano que vem estaremos dando início a este projeto para dar uma atenção ainda melhor a vocês que ajudaram a construir o nosso município e merecem o nosso respeito, carinho e atenção especial”, destacou.

Lindamir destacou ainda a presença dos presidentes de grupos dos idosos do interior e da cidade que abrilhantaram ainda mais o evento. “São pessoas especiais que dedicam uma grande parte do seu tempo para dar atenção aos idosos de suas localidades, demonstrando carinho e consideração à pessoa idosa, ajudando-os em tudo que é possível a vocês nosso sincero agradecimento”, concluiu.

Em seguida o médico Dr. Emanuel Teixeira, com o apoio do humorista Derli Carlini, proferiu uma breve e bem humorada palestra sobre higiene corporal e cuidados para se evitar acidentes domésticos. “Com uma boa higiene corporal podemos evitar uma série de doenças e com certos cuidados como colação de apoiadores nos banheiros, corrimões nas escadas e a retirada de tapetes evitamos os acidentes domésticos que representão 75% dos acidentes com idosos”, orientou.

Logo após a palestra a equipe do Departamento de Esportes realizou uma sessão de alongamento, com orientações sobre exercícios que podem ser realizados em casa no dia-a-dia melhorando a qualidade de vida das pessoas que já estão na melhor idade.

Ainda pela manhã foram realizadas várias brincadeiras e sorteio de diversos prêmios e logo na sequência foi servido um delicioso almoço a todos os presentes.

No período da tarde as atividades iniciaram com uma sessão de piadas onde muito bem humorados vários idosos subiram ao palco e proporcionaram muitas gargalhadas aos demais.

A programação contou ainda com uma bela apresentação do Grupo de Gaiteiros de Capanema, que executou musicas como, O Que Tem a Rosa, Casamento da Doralice, Moreninha Linda, entre outras que trouxeram boas recordações e literalmente colocaram a público para dançar.

Após nova rodada de sorteio de prêmios foi encerrada a programação com um matinê animado pela dupla Paulo e Cesar que se estendeu até o final da tarde.

Durante todo o dia houve também a participação da equipe da Secretaria de Saúde que realizou atendimento com verificação da pressão arterial, testes de glicemia, entrega de requisições para exames e orientações sobre saúde do idoso.

Tweet

Compartilhe essa notícia

23º 17º MANHÃ TARDE NOITE

Municipio de Capanema