Administração Municipal Inaugura CMEI Ivete Kafer Proinfância

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2013

A Administração Municipal de Capanema realizou na segunda-feira, 30, a solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Ivete Kafer Proinfância.

A obra foi construída através de convênio com o Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com investimento na ordem de R$ 1.329.475,32. Sendo R$ 1.083.813,91 oriundos do Governo Federal e R$ 245.661,40, pagos neste ano com recursos próprios da atual Administração Municipal.

O Centro conta com área construída de 1.118m² e tem capacidade para atender cerca de 200 crianças com idade de 0 a 05 anos.

O Nome do Centro Municipal de Educação Infantil foi aprovado através do Projeto de Lei nº 04/2013, do Poder Legislativo, de autoria do vereador Dirceu Alchieri e sancionado pela prefeita Lindamir Denardin em homenagem a professora e 1ª Dama do município nas gestões 2004/2008 e 2009/2012, senhora Ivete Roehrs Kafer, falecida em  04 abril de 2013.

No inicio da solenidade o filho da homenageada Gabriel Kafer, falando em nome dos familiares, agradeceu aos vereadores e a Administração Municipal pela homenagem destacando o carinho que sua mãe Ivete Kafer tinha para com a educação.

A secretária de Educação Jaqueline Vazzoller apresentou a equipe que estará atuando no Centro e pediu que todos atendam com amor e carinho as crianças que ali estarão para que seja desenvolvida uma educação de qualidade .

O Juiz de Direito da Comarca de Capanema Dr. Márcio Geron, que esteve  presente ao ato, falou que as obras são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade, mas que o mais essencial para a construção de uma comunidade forte são as pessoas. “Nós todos temos que meditar profundamente sobre qual é o nosso papel na comunidade, pois nossa comunidade só fica forte se tivermos união e valorizarmos os homens e mulheres que ajudaram a construir essa comunidade”, enfatizou.

Para o vice-prefeito Valter José Steffen é no Centro de Educação Infantil que começa a educação em tempo integral, onde a criança passa o dia todo recebendo além do cuidado e da alimentação a formação e a socialização.

A Prefeita Lindamir Denardin afirmou que a escolha do nome do Centro foi uma homenagem justa a ex-primeira-dama Ivete Kafer, uma professora, conhecedora e defensora da educação.

Lindamir lembrou ainda das inúmeras vezes que foi procurada por pais em busca de vaga para seus filhos, em especial após a retomada das atividades do Frigorífico Diplomata e do inicio das obras da Usina Baixo Iguaçu, onde muitos conseguiram o emprego mas não tinham com que deixar seus filhos. “Esta creche veio em boa hora, sabemos que vamos neste primeiro momento atender metade da demanda mas já estamos nos organizando para ampliar as creches dos bairros São Cristóvão e Santa Cruz”, afirmou.

Ainda sobre a questão da educação a Prefeita falou sobre o andamento do projeto de implantação do Período Integral na Educação Municipal, onde o projeto está encaminhado junto ao Governo Federal e já esta sendo transferida a estrutura do Parque de Máquinas do Município para que neste local seja construída a obra que inicialmente contará com salas de aula e setor administrativo.

Lindamir destacou ainda a assinatura junto ao Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, para a construção do Território da Juventude que estará atendendo crianças e jovens até 29 anos. “Estaremos construindo esta grande obra próximo a creche do bairro Santa Cruz, por que sentimos a necessidade de um espaço para a nossa juventude com circuito de skate, piscinas, quadras de esportes, sala de musica, sala de teatro, uma grande obra que inicia ainda neste ano”, afirmou.