Prefeitura Municipal de Capanema

Ir para o Conteúdo Principal da Página Ir para o Mapa do Site

Máxima. 25ºC Mínima. 12ºC

Agencia do Trabalhador da inicio aos cursos de escavadeira hidráulica e pá-carregadeira

Quinta-feira, 10 de Outubro

Os cursos estão sendo ofertados de forma gratuita e foram disponibilizadas 20 vagas em cada modalidade.

A Administração Municipal de Capanema através da Agencia do Trabalhador em parceria com o SEST/SENAT deram inicio na segunda-feira, 07, aos cursos de operador de escavadeira hidráulica e pá-carregadeira.

A qualificação dura 160 horas, com aproximadamente 70 horas de aprendizado prático. Na formação, os estudantes aprendem sobre manutenção, conservação e operação dos equipamentos, segurança e prevenção a acidentes. 
"A maioria dessas máquinas é importada, com um custo bastante elevado. A pessoa tem que estar capacitada para a operação, porque são máquinas modernas, com computador de bordo, e que exige que as manobras sejam feitas com cuidado e segurança", diz instrutor do SEST/SENAT, Rodrigo Battiston. 
Segundo ele, a oferta de vagas para profissionais dessa área é maior que o número de trabalhadores com a qualificação necessária, o que eleva os salários.

A escavadeira hidráulica é utilizada em obras de infraestrutura de diversas áreas, como construção de rodovias, de hidrelétricas, preparação de terrenos para a construção civil e obras de fundação. Na agricultura, também, o manuseio é importante, por exemplo, para construção de açudes e sistemas de cultivo em curvas de nível. 
A pá carregadeira, embora mais simples, tem a utilização associada a outros maquinários em obras. A função é recolher resíduos das escavações, como terra, areia e pedra.
Os cursos estão sendo ofertados de forma gratuita e foram disponibilizadas 20 vagas em cada modalidade.

Compartilhe essa notícia

Buscar notícias

25º 12º MANHÃ TARDE NOITE

Municipio de Capanema