Secretaria Municipal da Família realiza o lançamento do Programa Família Paranaense

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2013

O Família Paranaense é um programa do Governo do Estado, que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulner

A Administração Municipal de Capanema através da secretaria da Família e Desenvolvimento Social realizou na quarta-feira, 09, o lançamento do programa Família Paranaense desenvolvido pelo Governo do Estado. Um programa estratégico que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco social.

Durante o lançamento a secretaria municipal da Família, Leonilde Capitanio, destacou que o programa Família Paranaense será uma importante ferramenta para fortalecer a atuação da Ação Social diante das necessidades das famílias, na assistência e também na capacitação.  “A população merece sempre o melhor atendimento e o melhor acompanhamento, e isso continuará sendo garantido”, afirmou.

A presidente da Câmara de Vereadores Izolete Schinaider ressaltou que o lançamento deste programa é mais uma demonstração da boa parceria do governador Beto Richa com o município de Capanema.

A prefeita Lindamir Denardin inicialmente falou sobre algumas ações desenvolvidas pela Secretaria da Família destacando que deve ser sempre procurado dar o melhor atendimento as famílias que buscam auxilio. “A secretaria da Família tem trabalhado bastante, na realização dos cursos, no atendimento das famílias com problemas dos mais diversos, mas queremos que sempre seja dado um bom atendimento a nossa população”, afirmou.

Lindamir lembrou ainda das vagas de emprego que estão sendo geradas no município principalmente pela construção da Usina Baixo Iguaçu onde aqueles que tem interesse em trabalhar devem inscrever-se na Agencia do Trabalhador para fazer um dos cursos de formação de mão de obra ofertados pela empresa Odebrecht através da escola Acreditar. “Muitas pessoas do nosso município já estão trabalhando nesta grande obra, mas existem muitas vagas ainda em aberto, por isso é importante que vocês façam sua inscrição, as vagas são para homens e mulheres”, disse.

Na sequencia a chefe do escritório regional da Secretaria Estadual da Família Franciele Schmitz, que representou a secretária Estadual Fernanda Richa e o governador Beto Richa, fez a apresentação do Programa, destacando que o Família Paranaense surgiu depois do sucesso obtido com a desenvolvimento do programa “Família Curitibana”, implantado pelo governador Beto Richa, quando era prefeito da Capital do Estado.

Conforme Franciele o Programa é a principal plataforma do governo estadual para a superação da situação de pobreza das famílias no Paraná. Ao todo, 18 instituições do Estado participam da iniciativa, além das prefeituras. As ações do Família Paranaense acontecem de maneira integrada, com responsabilidades compartilhadas. Cabe aos municípios instituir comitês intersetoriais de gestão, fazer a busca ativa, a inclusão e o acompanhamento das famílias mais vulneráveis.

O Programa estará atendendo inicialmente 40 famílias do município em maior situação de vulnerabilidade e risco social e suas ações e acompanhamento serão efetuados pelo Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do município.