Realizado o Fórum de Segurança Pública de Capanema

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2013

O Fórum de Segurança teve o objetivo de repassar às lideranças e comunidade em geral orientações sobre segurança pessoal, residencial e comercial.

Foi realizado no município de Capanema nos dias 08 e 09 (terça e quarta-feira) o Fórum de Segurança Publica promovido pelas policias Civil e Militar com o apoio da Administração Municipal, Poder Judiciário, Ministério Publico, Associação Comercial e Conselho Municipal de Segurança, com o objetivo de repassar às lideranças e comunidade em geral orientações sobre segurança pessoal, residencial e comercial.

Como parte da programação foi realizada na terça-feira, 08, no Centro Social da Igreja Matriz, uma reunião com presidentes de comunidades, proprietários de bares e lanchonetes, presidentes de entidades e lideranças comunitárias, onde o promotor de justiça Dr. Adolfo Vaz da Silva, o delgado da Policia Civil Dr. Douglas Possebon e o comandante da 4ª Companhia da Policia Militar Tenente Cesar da Silva abordaram o tema “Capanema Contra o Álcool”, enfatizando em especial a questão de venda de bebidas alcoólicas para menores e a recente lei aprovada que disciplina o horário de funcionamento de estabelecimento que comercializam bebidas alcoólicas.

Na Quarta-feira, 09, a programação teve inicio com um café da manhã com os prefeitos dos municípios de Capanema Lindamir Denardin, de Planalto Marlo Khum e de Pérola do Oeste Alcir Pigoso, que compõe a Comarca de Capanema, além de secretários municipais, chefes de departamentos e representantes das empresa Geração Céu Azul (Neo Energia) e Odebrecht, responsáveis pelas obras da Usina Baixo Iguaçu, que contou com uma palestra ministrada pelo vice diretor de Policia Comunitária e Direitos Humanos da Policia Militar do Paraná, capitão Alexandre Bruel Stange, que falou  sobre mobilização social e articulação de mudança cultural dos cidadãos.

Outra Palestra ministrada pelo Capitão Stange, aconteceu também na quarta-feira, 09, no período da noite na Sala do Júri do Fórum da Comarca, esta voltada para empresários e comerciantes onde o tema abordado foi “Comercio Seguro e Dicas de Segurança”.

Durantes as reuniões Capitão Stange destacou que sua vinda ao município e a realização deste Fórum ocorrem atendendo uma solicitação da Prefeita Lindamir Denardin e do Juiz Dr. Marcio Geron durante vista realizada ao Comandante Geral da Policia Militar do Paraná Coronel Bondaruk, solicitando apoio na melhoria da segurança publica no município. “A Prefeita e o Juiz local fizeram uma visita ao comandante geral da PM e solicitaram um apoio para orientação da comunidade de como planejar e organizar ações que possam prevenir o crime e prontamente estamos atendendo esta solicitação”, destacou.

Dr. Marcio Geron falou sobre o impacto do álcool e das drogas na área da Segurança Pública, citando os custos gerados a toda a sociedade com os problemas causados por pessoas embriagadas. “O cidadão embriagado se envolve em uma confusão ou acidente acaba ferido, a policia é acionada, o Corpo de Bombeiro e chamado para o socorro e leva o ferido para o hospital que faz o atendimento que é custeado pela Secretaria de Saúde e quem paga a conta do combustível usado pelas viaturas e ambulâncias? Quem paga a conta do serviço publico de saúde? É você cidadão, através dos seus impostos. Sem contar que enquanto a polícia esta atendendo este tipo de ocorrência deixa de realizar o trabalho de vigilância e combate a outros crimes que afetam diretamente a sua família ou empresa como roubos e assaltos”, ressaltou.

A Prefeita Lindamir Denardin ressaltou durante os encontros que a segurança publica deve ser vista como um todo pois várias ações como iluminação publica, ruas pavimentadas, calçadas adequadas refletem em maior segurança para a comunidade. “Capanema esta vivendo um momento especial com a vinda do Instituto Federal e a Construção da Usina Baixo Iguaçu que estão trazendo muitas pessoas de outras regiões para o nosso município, por isso além da segurança com mais policiais e viaturas nos temos também que nos preocuparmos em melhorar o transito da nossa cidade com a modernização das ruas e avenidas, melhorarmos a iluminação publica com a substituição de lâmpadas e adequação das arvores entre outras ações”, afirmou.