Bispo Dom José Peruzzo visita Capanema para inteira-se do processo de indenização da Usina Baixo Iguaçu

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2013

O objetivo da visita foi de inteirar-se das discussões sobre o processo de indenização das famílias que serão atingidas com as obras da Usina Hidroelétrica Baixo Iguaçu.

O Bispo da Diocese de Plamas e Francisco Beltrão Dom José Antonio Peruzzo esteve na quarta-feira, 23, visitando o município de Capanema com o objetivo de inteirar-se das discussões sobre o processo de indenização das famílias que serão atingidas com as obras da Usina Hidroelétrica Baixo Iguaçu.

Inicialmente Dom José esteve reunido na Prefeitura Municipal com a prefeita Lindamir Denardin e diretores das empresa Geração Céu Azul e Odebrecht, responsáveis pela implantação da obra, que repassaram informações sobre o andamento das negociações e também sobre acertos já feitos com alguns atingidos.

Na sequencia o grupo efetuou uma visita ao Fórum da Comarca, onde Dom José ouviu atentamente as explicações da Juíza Dra. Roseana Assumpção com relação aos processos que estão tramitando. “Quero deixar claro que todos os direitos dos agricultores serão assegurados pela justiça e que ninguém será prejudicado. Agora temos que ser também coerentes com relação aos valores por alguns reivindicados, pois a negociação deve ser justa para ambos os lados”, afirmou.

Logo após o grupo realizou uma visita a Escola Acreditar, na empresa Odebrecht, que atua na qualificação da mão de obra, dando a oportunidade para que muitas pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho.

Dom José visitou ainda alguns agricultores que já formalizaram o acordo e já foram realocados pela empresa Geração Céu Azul e também outros que estão em vias de finalização das negociações.

Encerrando o roteiro a comitiva visitou o canteiro de obras da Usina.

Ao final do encontro a prefeita Lindamir Denardin manifestou sua satisfação em receber a visita do Bispo e de poder contribuir para que tivesse uma visão mais aprofundada de como andam as negociações. “Sempre deixei claro de que jamais vamos abandonar nossos agricultores e que lutaremos para que todos tenham uma justa indenização, mas que não podemos permitir que pessoas que não conhecem nossa realidade venham por interesses particulares tentar manipular essas famílias com falsas informações e a vista de Dom José é muito importante pois agora informado do que realmente esta acontecendo poderá contribuir ainda mais para tenhamos um resultado positivo”, destacou.

Dom Jose Peruzzo ressaltou que o objetivo de sua visita foi o de ouvir os dois lados, para saber o que realmente está acontecendo para desta forma poder contribuir na busca de uma solução para o impasse. “Nesta discussão deve prevalecer o diálogo, sem esquecer que os agricultores são o lado mais fraco e precisão receber um valor justo para que possam retomar suas vidas em outra propriedade senão igual pelo menos parecida com a que estão hoje e o que nós queremos é estar juntos na construção de uma negociação onde os produtores não sejam prejudicados mas que também não se extrapole o que é razoável”, disse.