Administração Municipal de Capanema lança o maior programa de atenção a propriedade rural da história do município.

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013

Como parte das festividades alusivas aos 62 anos de emancipação político-administrativa do município de Capanema a Administração Municipal realizou na terça-feira, 12, no Centro de Eventos do Parque de Exposições o lançamento do programa “Da Porteira Para Dentro”, considerado o maior programa de atenção a propriedade rural da história do município.

Com este programa as ações desenvolvidas dentro da propriedade rural serão desincompatibilizadas da  Secretaria de Viação e Obras, que agora passa a atuar especialmente na recuperação de estradas e a Secretaria de Agricultura passa a contar com uma estrutura de máquinas e técnicos para realizar as ações de apoio ao produtor dentro da propriedade.

O Programa da Porteira Para Dentro busca aliar a melhoria das condições de trabalho na propriedade, o aumento da produtividade, a sanidade animal, a legislação ambiental com a melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais.

Fazem parte das ações do programa  “Da porteira pra dentro”

CONSERVAÇÃO E MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO;

ENLEIRAMENTO DE PEDRAS;

TERRAPLANAGEM RURAL;

VALAS PARA IRRIGAÇÃO;

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL;

PISCICULTURA – AÇUDES E ALEVINOS;

CURSOS E CAPACITAÇÕES AOS PRODUTORES RURAIS;

CASCALHAMENTO NA PROPRIEDADE;

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL;

SISTEMA DE ÁGUA;

E DIVERSAS OUTRAS AÇÕES PARA FORTALECIMENTO DA AGROPECUÁRIA MUNICIPAL.

Durante a solenidade foi apresentado um vídeo demonstrando o trabalho desenvolvido na propriedade do agricultor Ari Wildner na comunidade de Pinheiro, que como muitos dos pequenos produtores do município atua em especial na atividade leiteira e enfrentava sérios problemas com o barro no loca da pré-ordenha, dificuldade de acesso a roça e falta de condições para melhorar sua estrutura de trabalho e manejo dos animais.

Com o trabalho do Programa da Porteira Para Dentro foi melhorada a estrada de acesso a roça, cascalhado o local da pré-ordenha eliminando  o problema com a unidade, efetuada a abertura de vala para silagem e realizada terraplanagem, onde o produtor já esta investido em nova sala de alimentação para os animais e sala de ordenha, investimentos que conforme ele seriam muito difíceis de serem realizados sem a implantação deste Programa.

O vice-prefeito Valter José Steffen pediu a compreensão dos produtores com relação ao tempo que será necessário para o atendimento de todas as propriedades. “Nós temos mais de mil propriedades no município, por isso vai demorar um pouco para atender a todos, mas tenham a certeza de que quando chegar na propriedade será realizado um serviço de qualidade que vai ter uma longa vida útil”, afirmou.

Para a prefeita Lindamir Denardin este é mais um compromisso assumido com a população que esta sendo cumprindo. “O programa Da Porteira Para Dentro é um compromisso que assumimos com os nossos agricultores e só não foi realizado antes pelas dificuldades que enfrentamos neste inicio de governo nas finanças e nas condições das maquinas”. Disse.

A Prefeita destacou ainda que além desta equipe já formada estará buscando no próximo ano investimento para aquisição de novos equipamentos que possibilitem montar duas equipes de trabalho para agilizar o atendimento aos produtores. “vamos direcionar as emendas que conseguirmos com os nossos deputados, fazer economia e reunir recursos suficientes para a aquisição de novas máquinas”, afirmou.

Como contra-partida para acessar o programa o produtor deve efetuar a emissão da Nota de Produtor Rural, comprovar a sanidade animal do rebanho e participar dos cursos ofertados pela Secretaria de Agricultura.