Governador Beto Richa libera recursos para unidade de saúde do bairro Santo Expedito

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014

A prefeita Lindamir Denardin esteve nesta quarta-feira, 21, no Palácio Iguaçu em Curitiba onde o governador Beto Richa assinou a liberação de recursos para o início das obras de construção de 92 unidades de saúde, entre elas uma destinada para o bairro Santo Expedito em Capanema. São R$ 8,9 milhões, referentes à primeira parcela do convênio firmado pelo Governo do Estado, com 93 municípios paranaenses. O investimento total nas novas unidades será de R$ 44,8 milhões e o valor restante será repassado de acordo com o andamento das obras.

“É o compromisso do governo estadual em ofertar mais qualidade aos serviços de saúde, com estrutura e melhor atendimento básico no Paraná. Uma parceria com os municípios que busca um atendimento mais ágil e humano”, afirmou Beto Richa na solenidade, que teve a participação do secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo Neto;do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, e dos prefeitos dos municípios beneficiados. O governador acrescentou que no segundo semestre deste ano acontecerá mais liberações de recursos para construção de outras unidades.

A medida faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária do SUS do Paraná (ApSUS), que destina recursos para obras de unidades de saúde. O secretário da Saúde, Michele Caputo, explicou que o valor do recurso destinado para cada unidade de saúde foi definido pela prefeitura, a partir do modelo da unidade a ser construída, que é classificada pelo número de equipes que atuarão (Tipo I, II, III) ou de Apoio.

De 2011 até o final de 2014, o Governo do Estado terá liberado recursos para 400 Unidades da Saúde da Família em todas as regiões do Paraná. “Este é um compromisso que firmamos no plano de governo com todos os paranaenses”, destacou o governador.

Beto Richa ressaltou que o governo realizou, ao longo dos últimos três anos, muitos investimentos na melhoria da qualidade da saúde pública do Paraná. O resultado foi atestado em estudo apresentado pelo Ministério da Saúde que aponta o Paraná e Santa Catarina como os Estados que desenvolveram as melhores ações na área da saúde.

O secretário da Saúde, Micehele Caputo, apontou que além da construção da obra, as unidades de saúde que o Estado entrega aos municípios receberão também um kit completo de equipamentos. “Com isso, elas estão aptas a atender os cidadãos assim que são inauguradas”, afirmou Caputo.

“Investimos fortemente nos municípios porque são nas cidades que as pessoas vivem. A população merece respeito dos governantes e por isso levamos ações e obras do governo em todos os 399 municípios paranaense”, afirmou Richa.

A prefeita de Capanema, Lindamir Denardin, que foi convidada pelo governador Beto Richa para representar os demais prefeitos durante a solenidade, disse que com o recurso liberado no valor de R$ 622 mil, o município construirá a unidade de saúde do bairro Santo Expedito, que atenderá em média 300 famílias. “Sabemos que 98% do atendimento em saúde é realizado em unidades básicas. O governo realiza ações para o bem da população”, disse Lindamir.

Também participaram da cerimônia, o secretário de Governo Cezar Silvestri, o secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Júnior, a secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa; o líder do governo na Assembleia Legislativa deputado Ademar Traiano, deputados, vereadores e lideranças comunitárias