Secretaria de agricultura realiza avaliações do concurso de redução de perdas na colheita da soja

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014

A Secretaria Municipal de Agricultura de Capanema, em parceria com Emater, Seab e Sindicato rural está realizando as avaliações dos operadores de máquinas agrícolas inscritos no concurso de redução de perdas da soja referente à safra 2013/2014.

Este é o quarto ano em que a Seab realiza o concurso, que busca estimular a diminuição do desperdício na colheita da soja. O concurso acontece em parceria com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Paraná (Emater) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsáveis pela capacitação e assistência técnica de produtores e operadores, trabalho que já vem mostrando resultados.

“Quando iniciamos esse monitoramento, mais de duas sacas de soja eram perdidas por hectare, algo inadmissível”, lembra Neri Munaro, chefe do escritório regional da Seab. A perda aceitável é de duas sacas por hectare plantado. Já no concurso, esse número cai para uma saca. Na safra 2012/2013, a região de Beltrão registrou uma perda média de 0,71 sc/ha.

A metodologia de avaliação das perdas da soja, desenvolvida pela Embrapa, consiste em catar os grãos remanescentes em uma área de 2 m² da lavoura logo após a passagem da colheitadeira. Ao todo, a coleta acontece em quatro áreas escolhidas aleatoriamente pela comissão de avaliação. Os grãos recolhidos são analisados em laboratório pela Emater.

“Desde a primeira edição do Concurso Capanema figura entre os primeiros colocados e a expectativa não é diferente neste ano”, avalia o secretário de agricultura Jorge Machado.

OS operadores inscritos concorrem a uma motocicleta, computadores e televisores.