Administração Municipal de Capanema garante manutenção do programa de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar

Quarta-feira, 12 de Março de 2014

O Governo do Estado realizou na terça-feira, 11, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, evento para a assinatura do termo de cooperação para o programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta (PAA), O programa é executado pela secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com os recursos repassados pelo MDS e a contrapartida do Tesouro estadual, o Estado compra alimentos produzidos pela agricultura familiar.

O Município de Capanema esteve representado no ato pelo técnico da Secretaria de Agricultura Maiko Streit e pela Nutricionista e Técnica Responsável pelo PAA Municipal Marilu Ristof.

Através do PAA o município faz a compra de alimentos produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Agricultores Familiares, até o valor máximo de R$ 5,5 mil/ano recebidos pelo agricultor diretamente em sua conta bancária. Esse alimento é enviado para as instituições sociais: creches, asilos, hospitais, associações beneficentes, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, APMF’s das escolas municipais e estaduais, entre outros.

Em Capanema, o PAA foi iniciado em outubro de 2013, e atende atualmente 18 entidades beneficiárias, com o fornecimento de alimentos produzidos por 18 agricultores familiares do município. Estes alimentos complementam a alimentação preparada e ofertada nas instituições além de, através de sua comercialização, fortalecer a agricultura familiar por meio da geração de renda e promover o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção no próprio município.

O objetivo da Administração Municipal é incentivar mais agricultores familiares a participarem do Programa, com o aumento também do número de entidades beneficiárias.