Capanema avança na qualidade da alimentação escolar

Quinta-feira, 13 de Março de 2014

Com foco no avanço permanente da qualidade da alimentação escolar ofertado aos alunos Administração Municipal de Capanema através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, desenvolveu durante o mês de fevereiro um curso de capacitação para as coz

A Alimentação Escolar tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo (Resolução nº26/2013 do FNDE).

Com foco no avanço permanente da qualidade da alimentação escolar ofertado aos alunos das escolas municipais e estaduais e dos centros municipais de educação infantil a Administração Municipal de Capanema através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, desenvolveu durante o mês de fevereiro um curso de capacitação para as cozinheiras destes estabelecimentos.

Durante o curso ministrado pela Nutricionista Marilu Ristof, foram abordados assuntos como: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Aspectos da Rotina da Alimentação Escolar e Alimentação Saudável.

Durante a capacitação foi apresentada ainda a iniciativa do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde de fornecer anualmente a realização de exames de saúde para as cozinheiras, que poderão através assim fazer um acompanhamento de como esta sua saúde.

Na ocasião a Secretária de Educação, Jaqueline Vazzoller anunciou também que ainda no primeiro semestre haverá complementação no uniforme fornecido gratuitamente pela Administração Municipal as cozinheiras, com fornecimento de mais 2 peças para cada uma e que será dada continuidade a parceria com o SENAR para a realização de cursos de culinária.

Além disso, em breve, será lançado o projeto “Nutrir”, onde serão abordados assuntos diversos relacionados aos bons hábitos alimentares, objetivando tornar as cozinheiras disseminadoras da boa nutrição nas instituições de ensino.

Com estas e de outras ações a Alimentação Escolar de Capanema vem melhorando significativamente, oferecendo alimentos variados, com boa qualidade higiênico-sanitária, respeitando a vocação agrícola local, as necessidades nutricionais e a cultura alimentar dos alunos.