Secretaria de Saúde de Capanema inicia campanha de vacinação contra o HPV

Terça-feira, 18 de Março de 2014

Secretaria de Saúde de Capanema inicia campanha de vacinação contra o HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema, através da Vigilância Epidemeológica, iniciou na última semana a Campanha de Vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Geancarlo Denardin, a vacinação é voltada para meninas de 11 a 13 anos e está acontecendo na Unidade de Saúde Central.

Geancarlo ressaltou que o objetivo da Campanha é reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo do útero. “Nas meninas dessa faixa etária, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos”, esclareceu.

Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

O secretário ressaltou ainda que a vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  A vacinação será restrita ao sexo feminino e, conforme o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos.