Administração Municipal lança programa de Coleta Seletiva do Lixo

Terça-feira, 25 de Março de 2014

A Administração Municipal de Capanema realizou na segunda-feira, 24, na Casa da Cultura a solenidade de lançamento oficial do Programa de Coleta Seletiva do Lixo “Capanema Sempre Verde”.

Estiveram presentes ao ato a prefeita Lindamir Denardin, o vice-prefeito Valter Jose Steffen, o juiz de direito da Comarca Dr. Marcio Geron, secretários municipais e diretores de departamentos, membros da Cooperativa de Recicláveis de Capanema, agentes comunitários de saúde, vigilância sanitária, além de representantes de entidades e do comercio.

Iniciando a programação o assessor de imprensa da Administração Municipal, Marcos Lima, fez uma explanação sobre a implantação da Lei 1494/2014, que institui a obrigatoriedade da separação do lixo e da forma como será desenvolvido o programa de Coleta Seletiva no município, onde estará sendo entregue gratuitamente em todas as residências um saco, em lona, na cor azul, para ser colocado o lixo reciclável, que será coletado pela Cooperativa de Recicláveis. “No saco em lona na cor azul, deverá ser guardado o material reciclável e colocado em frente a residência somente nos dias de coleta e o lixo orgânico e os rejeitos devem ser acondicionado separados em sacolas plásticas de qualquer cor e colocados em frente a residência nos dias de coleta, preferencialmente longe do alcance de animais”, destacou Marcos.

Aos usar da palavra a prefeita Lindamir Denardin destacou que o objetivo com a implantação da lei não de multar mas sim de conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo. ”Eu tenho certeza que este projeto vai dar certo, por que a população capanemense é consciente e sabe da importância deste trabalho, o objetivo da Lei não é de multar mas se for preciso serão aplicadas as penalidades, pois é desumano o que está acontecendo hoje, onde as mulheres que trabalham na Cooperativa e fazem a separação do material reciclável encontram absorventes usados, fraldas descartáveis e até bichos mortos misturados ao material”, afirmou.

O vice-prefeito Valter José Steffen lembrou que em seu segundo mandato como prefeito foi implantado um sistema de coleta seletiva e montada uma associação de catadores, mas que o trabalho não teve continuidade. “Nós iniciamos um trabalho onde foi montada uma associação dos catadores e fornecemos inclusive equipamentos, mas infelizmente o trabalho não teve continuidade e chegamos nesta situação, mas agora com esta lei e com um trabalho permanente de conscientização da população vamos mudar esta realidade”, ressaltou.

O Juiz Dr. Marcio Geron lembrou que a separação do lixo é uma responsabilidade de todo cidadão. “Cada um de nós é responsável pela separação do lixo que produzimos e a preservação do meio ambiente é um dever de cada cidadão”, afirmou.

A entrega dos sacos e do material explicativo sobre a nova Lei começa na próxima segunda-feira, 31 e será efetuado em todos os domicílios pela equipe de agentes comunitários de saúde.