Agencia do Trabalhador de Capanema é destaque regional

Terça-feira, 25 de Março de 2014

A Agencia do Trabalhador do município de Capanema foi destaque regional na geração de empregos neste inicio de ano ficando com a 4ª colocação no ranking atrás apenas de Pato Branco, Palmas e Francisco Beltrão.

Somente no primeiro bimestre deste ano, foram 387 novos postos de trabalho. No período, de acordo com os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, houve 760 admissões contra 373 desligamentos. No mês de fevereiro, foram quase 200 novas contratações, e destas, mais da metade foi para a Construtora Odebrecht.

De acordo com a gerente da Agência do Trabalhador, Veranice Melo, a maior parte das novas vagas tem sido aberta pela Construtora Odebrecht, responsável pelas obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Desde o final de 2013, a empresa contratou mais de mil trabalhadores nos municípios de Capanema, Realeza e Capitão Leônidas Marques. “Para abril, eles já nos informaram que terão mais 100 vagas para cargos de ajudantes. Todas as contratações têm ocorrido através da Agência do Trabalhador e percebemos que muita gente de fora tem chegado ao município para suprir a demanda”, comenta a gerente.

Apesar da forte participação na criação de vagas envolvendo a construção da usina, a indústria e comércio local também contrataram significativamente neste início de ano. “Só neste mês de março encaminhamos mais de 80 pessoas. Pelo menos 30% das vagas disponíveis são para as facções, no setor de confecções, e também para o frigorífico Diplomata. O comércio tem sua participação e o restante é para a usina”, conta Veranice.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Allex Marcello, a movimentação em prol da usina acaba gerando muitos empregos indiretos. “Percebemos que vários empresários do ramo de alimentação, por exemplo, contrataram diversos colaboradores, quase em caráter emergencial, para suprir suas demandas. Alguns setores, como é o caso de alimentação, sentem rapidamente o crescimento dessa movimentação em função do canteiro de obras”, comenta.

Veranice conta que a qualificação de mão de obra também tem contribuído para a colocação de mais pessoas no mercado de trabalho.

“No ano passado, por exemplo, realizamos mais de 20 cursos profissionalizantes para vários setores, preparando profissionais para atuar como empregada doméstica, operador de máquinas, condutor de transporte coletivo, corte e costura. Qualificamos mais de 500 profissionais e quase todos estão atuando no mercado.”

Para este ano, a Agência ainda tem vários cursos previstos e pretende qualificar ainda mais trabalhadores. “Temos, por exemplo, uma parceria com a empresa Tigre para a realização de capacitação para encanadores e eletricistas. E todos os cursos são gratuitos”, revela a gerente.

As ações desenvolvidas pela Agencia do Trabalhador de Capanema foram destaque durante o 1º Seminário Estadual das Agências do Trabalhador, realizado no sábado, 22, no Sesc Caiobá, no litoral do estado, com a participação de mais de 400 servidores das agencias do trabalhador do estado e que contou com a presença do Secretario do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, que destacou a importância de reunir os funcionários das agências e escritórios para troca de informações e experiências. “Quem de fato materializa, dá consequência e apresenta resultados são os servidores das agências, responsáveis pelo atendimento direto aos trabalhadores que buscam colocação no mercado de trabalho. São eles os responsáveis por termos colocado 352 mil trabalhadores no mercado de trabalho nos últimos três anos”, disse.

Durante o Seminário a gerente Veranice Melo foi convidada para fazer uma explanação sobre as ações desenvolvidas em Capanema, que renderam o destaque regional.