Secretaria de Saúde faz campanha educativa sobre combate à tuberculose

Quarta-feira, 26 de Março de 2014

Profissionais de saúde estiveram à disposição da população para tirar dúvidas sobre o agravo da tuberculose, locais de tratamento e outras informações.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na segunda-feira, uma ação educativa para orientar a população sobre a doença. A atividade acontece no período da tarde na Praça dos Pioneiros.

No local foi montada uma tenda para a entrega de material informativo sobre sintomas da tuberculose e ainda foi realizado um pit stop para entrega do material aos condutores de veículos que trafegavam pela Av. Brasil.

Para o secretário municipal de Saúde, Geancarlo Denardin, é de fundamental importância informar à população sobre os sintomas da doença para que seja feito o tratamento. “A pessoa que apresentar tosse por mais de três semanas deve procurar o serviço de saúde para ser avaliado e assim obter um diagnóstico precoce”, disse.

O tratamento da tuberculose é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do município. “É importante lembrar que a doença tem cura e o doente em tratamento pode levar uma vida normal”, enfatizou o Secretário.

A tuberculose é uma doença transmissível que acomete principalmente o pulmão. Os principais sintomas são: comprometimento do estado geral; tosse seca; emagrecimento; febre baixa e falta de apetite.

O abandono do tratamento é uma grande dificuldade enfrentada no controle da doença, sendo importante a efetivação de medidas para evitar essa situação, como o fortalecimento do vínculo entre profissional de saúde e doente.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado em 24 de março. A data foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença.