Capanema recebe Câmera Intra-Oral da Secretaria de Estado da Saúde

Segunda-feira, 19 de Maio de 2014

A câmera intra e extra-oral será utilização pela equipe de saúde bucal que atuam com o programa Telessaúde

O Secretario de Saúde de Capanema, Geancarlo Denardin, esteve no sábado 17, em Francisco Beltrão, onde recebeu do secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e do deputado estadual Ademar Traiano, uma câmera intra e extra-oral para a utilização das equipes de saúde bucal que atuam com o programa Telessaúde, que incorpora tecnologia de comunicação às unidades básicas de saúde e propicia consultoria técnica ou segunda opinião aos profissionais da atenção básica envolvendo instituições governamentais da área da saúde, universidades estaduais, e hospitais de referencia.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que o programa Telessaúde fortalece a atenção básica, organiza o sistema de saúde e promove condições de trabalho para profissionais em municípios do interior. Ele enfatizou que, conforme estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% dos problemas nesta área estão relacionados ao atendimento na estrutura da atenção básica, ou seja, nas unidades de saúde. “Esse programa vai melhorar as condições de atendimento nas unidades, pois aproxima os profissionais de saúde do interior do estado aos dos grandes centros e evita que o usuário seja encaminhado para serviços fora do seu município de origem”, disse Caputo Neto.

De acordo com a diretora da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, as câmeras complementam o kit de equipamentos já entregues para a implantação do programa nos municípios. "É mais uma forma de fortalecer o atendimento básico de saúde dos municípios. Utilizando novas tecnologias, vamos oferecer um serviço de teleconsultoria ou segunda opinião para os profissionais das unidades de saúde”.

O deputado Ademar Traiano Richa destacou que o fortalecimento do atendimento básico de saúde e a parceria com os municípios são marcas da atual Governo do Estado. "O diálogo com a população e com os gestores municipais permite direcionar os investimentos para áreas prioritárias, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população", afirmou.
Traiano lembrou ainda que até o final deste ano, o Estado vai liberar recursos para construção, reforma ou ampliação de 400 unidades de saúde. "Isso demonstra o compromisso do governador Beto Richa de levar atendimento de qualidade para mais perto das pessoas", disse.