Secretaria de Saúde quer zerar fila de espera para cirurgia de catarata

Quarta-feira, 29 de Maio de 2013

Mais de 100 pessoas aguardam a mais de 02 anos na fila de espera por cirurgia de catarata.

“Eu estava a dois anos na fila de espera por uma cirurgia de catarata, eu não enxergavam mais nada, ficava tudo embaralhado, parecia que tinha uma nuvem na frente, agora até dinheiro já to vendo, só falta ver umas notas graúdas”, brinca dona Santa Minuzo Machado, moradora do bairro São José Operário, ao comentar sobre o resultado da cirurgia a que foi submetida para retirada da catarata.

Dona Maria é uma dos 21 pacientes que fizeram parte do primeiro grupo encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para cirurgia de catarata no Hospital do Olhos em Curitiba.

Conforme o secretario municipal de saúde, Geancarlo Denardin, mais de 100 pessoas que estão na fila de espera a mais de dois anos por este tipo de cirurgia começam a ser atendidas agora, graças a intermediação do deputado Ademar Traiano, que viabilizou junto ao Hospital dos Olhos vagas suficientes para zerar esta fila. “Neste primeiro encaminhamento conseguimos atender 21 pacientes e a nossa meta é atender até o final do ano todos que estão nesta fila e isto só esta sendo possível com o apoio do deputado Traiano que viabilizou este atendimento emergencial para Capanema”, enfatizou Geancarlo.

As cirurgias foram realizadas no dia 22 de maio, sendo que os pacientes já haviam sido encaminhados anteriormente para uma consulta de avaliação. As duas viagens e a hospedagem foram custeadas pela Secretaria de Saúde.