Secretaria de Saúde zera fila de pacientes a espera de cirurgia de cataratas

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014

Secretaria conseguiu zerar a fila de pacientes que chegava a mais de 150 no inicio de 2013

A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema conseguiu no final do mês de julho zerar a fila de pacientes a espera por uma cirurgia de cataratas, que chegava a mais de 150 no inicio de 2013.

Conforme o secretário de Saúde Geancarlo Denardin a conquista foi obtida graças ao desenvolvimento do mutirão de cirurgias iniciado no ano passado em parceria com o Governo do Estado. “Logo que a prefeita Lindamir Denardin assumiu a administração municipal esteve em Curitiba onde conseguiu junto ao Governo do Estado uma parceria para a realização de um mutirão de cirurgias no Hospital de Olhos do Paraná, a partir daí começamos a chamar os pacientes que aguardavam a mais tempo na fila, alguns que estavam a mais de 4 anos esperando pela cirurgia”, destacou.

O secretario afirmou ainda que os pacientes não tiveram custo algum com as cirurgias. “A Administração Municipal através da secretaria de Saúde deu todo o auxilio necessário para estes pacientes, como as consultas com oftalmologista, os exames pré-operatórios e o transporte para as consultas e para as cirurgias em Curitiba”, disse Geancarlo.

“Fiquei alguns anos esperando por esta cirurgia, mas agora vou dizer uma coisa fiz das duas vistas e o atendimento foi cem por cento, uma coisa fantástica, melhorou muito o atendimento no posto de saúde fui muito bem atendido tanto aqui como lá também. A minha situação estava horrível, praticamente não enxergava mais e agora estou bom”, relatou o paciente Anival Nos, residente no bairro São José Operário.

“Eu não enxergavam quase nada, tava fraco mesmo das vistas, agora depois da cirurgia o médico me disse que não preciso nem óculos, to enxergando bem mesmo e o atendimento da secretaria de Saúde foi melhor do que em casa, fui atendido muito bem, não tenho nenhuma queixa, ganhamos o transporte e a cirurgia tudo de graça, valeu a pena, do nota dez”, afirmou o paciente  Pedro Spies, de 80 anos, residente na rua Pe. Cirilo.

“Eu estava a dois anos na fila de espera por uma cirurgia de catarata, eu não enxergavam mais nada, ficava tudo embaralhado, parecia que tinha uma nuvem na frente, agora até dinheiro já to vendo, só falta ver umas notas graúdas”, brincou dona Santa Minuzo Machado, moradora do bairro São José Operário, uma dos 21 pacientes que fizeram parte do primeiro grupo encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde para cirurgia de catarata no ano passado.

De acordo com a Secretaria de Saúde foram encaminhados em média 15 pacientes por mês para as cirurgias desde o inicio do mutirão e a intenção e manter esta parceria com o Hospital de Olhos para agilizar o encaminhamento de novos pacientes que venham a surgir evitando assim que se forme novamente uma fila de espera.