APCM lança em Capanema a campanha Para todas as Marias

Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2015

A Campanha “Para Todas as Marias”, tem o objetivo de sensibilizar as autoridades governamentais a incluírem na rede pública de saúde tratamentos mais moderno para o combate ao câncer de mama, em especial o avançado.

A Associação Capanemense de Prevenção ao Câncer da Mulher (APCM), realizou na quarta-feira, 04, Dia Mundial do Câncer, na Sala do Júri do Fórum uma reunião para o lançamento da Campanha “Para Todas as Marias”, que tem o objetivo de sensibilizar as autoridades governamentais a incluírem na rede pública de saúde tratamentos mais moderno para o combate ao câncer de mama, em especial o avançado.

Estiveram presentes a reunião a prefeita Lindamir Denardin, o juiz da Comarca Dr. Marcio Geron, o presidente da Câmara de Vereadores Américo Bellé, o secretário municipal de Saúde Geancarlo Denardin, os vereadores Valdomiro Brizola e Izolete Schneider, além de outras lideranças.

Na ocasião a presidente da APCM Olinda Pelegrina Lopes falou sobre os objetivos da campanha. “Nosso objetivo é fazer com que todas elas, “Todas as Marias”, tenham acesso universal aos tratamentos mais modernos para o câncer de mama, em especial o avançado. É neste estágio da doença que a mulher precisa de mais amparo. Porém, é justamente nesta fase que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não está amplamente preparado para atendê-las, não disponibilizando acesso gratuito ao tratamento mais moderno.

Medicamentos inovadores que aumentam a qualidade de vida das pacientes de câncer de mama não são aprovados para pacientes metastáticas pela CONITEC, órgão do Ministério da Saúde responsável pela incorporação de tratamentos no SUS. Essa ação é uma iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Uma das ações da campanha consiste em uma petição pública online pela inclusão do medicamento everolimo no Sistema Único de Saúde para o tratamento de mulheres com câncer de mama avançado. Trata-se de uma droga oral que adia a necessidade de quimioterapia e garante maior qualidade de vida à paciente. O tratamento é coberto pelos planos de saúde, mas milhares de mulheres dependentes do SUS não têm o direito de utilizá-lo”, afirmou Olinda.

Ao usar da palavra Dr. Marcio Geron falou sobre a importância da prevenção ao câncer. “A sociedade precisa se conscientizar da importância da prevenção do câncer, infelizmente hoje estamos vendo cada vez mais pessoas jovens sofrendo deste mal terrível e isso é reflexo do cigarro, do álcool, de uma má alimentação e da falta de prevenção. Um exemplo são as mulheres que estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo, onde seu corpo ainda não está preparado, formado para isso, estão bebendo tanto quanto os homens ou mais e estão deixando de lado os exames preventivos e ai quando descobrem a doença ela já esta avançada”, ressaltou.

A prefeita Lindamir Denardin reafirmou seu apoio as ações da APCM e as pessoas em tratamento contra o câncer destacando algumas ações que vem sendo realizadas pela Administração Municipal neste sentido. “Em Capanema, temos aproximadamente 70  pacientes portadores de Câncer que recebem tratamento, e os que se encontram em estado debilitado, recebem do município pensão gratuita com direito a acompanhante para tratamentos tanto em Cascavel como em Curitiba, onde investimos em média R$ 10.000,00 a R$ 12.000,00. O transporte também é gratuito e adequado conforme a gravidade do caso, disponibilizando ambulância ou carro pequeno, conforme o caso. Temos pacientes se tratando no CEONC em Cascavel e Beltrão, UOPECAN de Cascavel e Hispital Gaertner em Curitiba, todos gratuitamente. A Administração também está disponibilizando uma enfermeira uma vez por semana para visitas domiciliares juntamente com a equipe da APCM”, afirmou a Prefeita.

Ao final da reunião a APCM repassou ao secretário de Saúde Geancarlo Denardin um documento solicitando que o mesmo seja o representante do município junto as esferas estaduais e federais na busca da inclusão destes novos tratamentos, o mesmo documento foi entregue a prefeita Lindamir Denardin, ao juiz Dr. Marcio Geron e ao presidente da Câmara de vereadores Américo Bellé.