Em Capanema, governador garante usina Baixo Iguaçu e auxilia no funcionamento da Diplomata

Quinta-feira, 28 de Março de 2013

Na visita do governador Beto Richa (PSDB) a Capanema, ontem à tarde, os discursos foram delineados por uma onda de otimismo. O município vive momentos de apreensão desde o ano passado, quando o frigorífico da Diplomata entrou em processo de recuperação judicial. A empresa, que corresponde a 51% da arrecadação da administração municipal, já teve 1.200 funcionários e 600 avicultores conveniados na região. Mas, por meio da Agência de Fomento do Paraná, Beto Richa conseguiu um investimento financeiro para que a Averama, de Umuarama, assinasse um acordo de aluguel e possa utilizar o frigorífico por tempo indeterminado. Os abates voltaram na última segunda-feira, com 30 mil aves por dia, garantindo emprego para 300 pessoas, e 150 produtores voltaram a alojar os lotes de aves.

A outra boa notícia trazida por Beto Richa foi a garantia de que a usina Baixo Iguaçu seja construída em Capanema.

“É uma decisão inadiável do nosso governo.” A obra era para ter começado em 2007, mas alguns problemas judiciais e a troca da direção da Neoenergia, que ganhou a licitação para explorar a usina, atrasaram o processo. Em breve, o projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa para aprovar a licença ambiental de instalação.

“Vamos fazer uma revolução em Capanema. O município já sofreu demais no passado e não pode mais ser assim”, disse o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo.

“Temos que agradecer ao apoio dos deputados e do governador. Eu implorei para que tentassem resolver a situação da Diplomata e da usina e fui muito bem atendida”, disse a prefeita Lindamir Denardin (PSDB).