Prefeitura Municipal de Capanema

Ir para o Conteúdo Principal da Página Ir para o Mapa do Site

Máxima. 26ºC Mínima. 19ºC

Administração Municipal de Capanema inicia discussão com a comunidade sobre reestruturação do Cemitério Municipal

Terça-feira, 28 de Abril de 2015

Administração Municipal de Capanema inicia discussão com a comunidade sobre reestruturação do Cemitério Municipal

A Administração Municipal de Capanema realizou na Câmara de Vereadores uma reunião que contou com as presenças da prefeita Lindamir Denardin, do vice-prefeito Valter José Steffen, do presidente da Câmara de vereadores Américo Bellé e demais vereadores, além de padres, pastores, proprietários de funerárias e secretários municipais, para dar inicio a discussão de um projeto que prevê a reestruturação do Cemitério Municipal.

Conforme a prefeita Lindamir Denardin o projeto é necessário pois a projeção é de que até dezembro não haverá mais espaço para novos sepultamentos. “Precisamos iniciar com uma certa urgência esta discussão, pois se não tomarmos uma medida até o final do ano não teremos mais espaço em nosso Cemitério e a implantação de um novo Cemitério está fora de questão devido as dificuldades impostas pela legislação ambiental, onde não temos uma área próximo a cidade que seja adequada e pelo fato de um projeto como este levar anos para receber a aprovação dos órgãos ambientais”, ressaltou.

Conforme o engenheiro Vagner Schmoller, especialista na área, contratado para a elaboração do projeto, a ideia é implantar o sistema de gavetário e ossário o que possibilitará a liberação de espaço no atual terreno. “Já nos primeiros levantamentos que realizamos, constatamos que existem muitos túmulos que estão abandonados, que são de pessoas que foram enterradas a quarenta ou cinquenta anos e que não tem mais nenhum familiar residindo no município e que com a remoção desses ossos para o ossário poderemos liberar de início cerca de 40% do espaço”, afirmou

A prefeita Lindamir Denardin ressaltou ainda que a questão é delicada uma vez que mexe com o sentimento das pessoas e que antes de qualquer mudança, além de respeitar a legislação, será realizada uma audiência pública com a comunidade. “Quando falamos desse assunto falamos também do sentimento das pessoas por seus entes queridos que lá estão sepultados, por isso precisamos ter todo o cuidado para que as alterações, que são necessárias, respeitem esta situação e que haja a oportunidade para a sociedade se manifestar, por isso realizaremos uma audiência pública para discussão do projeto”, afirmou.

Além da implantação do sistema de gavetário e ossário o projeto prevê também a construção de muro ao redor do Cemitério.

Com o objetivo de oportunizar a participação da comunidade nesta discussão uma Audiência Pública será realizad no dia 26 de maio, na Casa da Cultura, com inicio as 19h.

Tweet

Compartilhe essa notícia

26º 19º MANHÃ TARDE NOITE

Municipio de Capanema