Secretária de Educação participa de encontro da Undime/PR

Sexta-feira, 31 de Maio de 2013

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Jaqueline Ruhmke Vazzoller, esteve na quarta-feira, 20, em Curitiba participando do encontro de secretários municipais de educação, organizado pela Undime/PR (União Nacional dos Dirigentes da Educação).

O encontro, destinado aos novos secretários, teve como tema a “Gestão Municipal da Educação: Programas, Perspectivas e Desafios” e como objetivo o fortalecimento de estratégias de ação conjunta para a gestão de políticas públicas que melhorem a educação nos municípios.

O encontro contou também com a participação do secretário de estado da Educação, vice-governador, Flávio Arns que fez o anuncio de que o Governo do Estado vai depositar até o fim desta semana a primeira das 10 parcelas mensais dos recursos destinados ao transporte escolar nos municípios.
O Governo do Estado já garantiu no orçamento deste ano R$ 80 milhões, 196% a mais que o repasse feito em 2010. No decorrer do ano, com o cadastramento de dados no Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget), esse valor poderá aumentar.
Além da regularidade nas transferências, outra novidade é o depósito diretamente na conta das prefeituras. “É a primeira vez que os municípios vão receber os recursos do transporte escolar no primeiro mês do ano letivo, e, melhor ainda, de forma sistematizada e durante o ano. Com essa medida, os municípios podem se programar melhor”, destacou Arns.
A nova sistemática, que vai beneficiar cerca de 250 mil estudantes, atende a uma antiga reivindicação dos prefeitos. Anteriormente, os recursos eram repassados apenas a partir de abril, dois meses depois do início do ano letivo. Em 2011 e 2012, os repasses foram feitos em quatro parcelas bimensais, a partir de maio. Antes, houve anos com o primeiro repasse feito apenas em setembro.
O novo modelo adotado pelo Estado é mais um avanço no Programa Estadual do Transporte Escolar (Pete). Desde 2010, o repasse do Governo do Estado aos municípios para essa finalidade passou de R$ 28 para R$ 58 milhões, em 2011, e R$ 80 milhões, em 2012. Somado aos R$ 22 milhões do governo federal, a prefeituras receberam, ano passado, R$ 102 milhões para o transporte escolar.

Conforme a secretária Jaqueline Vazzoller durante o encontro foram discutidos ainda outros temas como o atendimento as crianças da Educação infantil, o Plano Municipal de Educação e o Plano de Carreira dos professores.”O encontro foi muito positivo pois nos possibilitou tirar dúvidas e esclarecer questões relacionada a extensão dos trabalhos que são de competência de um Secretário”, finalizou Jaqueline.