Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capanema realiza VII Conferência Municipal

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capanema (CMDCA) realizou em parceria com a Administração Municipal através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, na quarta-feira, 10, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Conferência teve como Tema Central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente” e como eixos norteadores: 1º Direito á Vida e a Saúde;  2º Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; 3º Direito à Convivência Familiar e Comunitária; 4º Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer; 5º Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho; 6º Fortalecimento das Estruturas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; 7º Reforma Política dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento contou com a participação de representantes de entidades, autoridades e órgãos governamentais, além da participação dos atores da política de atendimento, os adolescentes.

Durante a abertura da conferência a prefeita Lindamir Denardin destacou a importância da participação da comunidade na conferência e destacou ações que vem sendo desenvolvidas pela Administração Municipal no atendimento à crianças e adolescentes como por exemplo o desenvolvimento do projeto Formando Cidadão em parceria com a Polícia Militar e o Poder Judiciário e a construção da Escola em Período Integral, entre outras.

Na Conferência houve a explanação do tema central e na sequencia dos eixos tendo como palestrantes: Josiane Bombardelli (Assistente Social); Fernanda Wusch (Psicóloga); Milton Locatelli (Conselheiro Tutelar) e Álvaro Skiba Júnior (Procurador Jurídico do município), onde subsidiaram as discussões e levantamento de propostas a serem realizadas no município. Apontou-se as fragilidades existentes e as estratégias para implantação ou implementação dos temas abordados, propostas que serão encaminhadas para Conferência Estadual, onde representantes do município eleitos nessa Conferência estarão participando. As mesmas propostas servirão ainda para subsidiar a construção do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do município de Capanema.