Capanema e Andresito vivem momento histórico com a passagem do primeiro ônibus de turismo de forma oficial na Ponte Internacional

Segunda-feira, 22 de Junho de 2015

No ônibus estava um grupo de 30 artesãos do município de Capanema que tinham como destino a cidade de Foz do Iguaçu.

A sexta-feira, 19 de junho, ficará marcada na história dos municípios de Capanema e Andresito como a data em que ocorreu a primeira passagem de um ônibus de turismo, de forma oficial e legalizada, pela ponte internacional que liga o Brasil e Argentina através dos dois municípios desde a sua construção em 1993.

Eram pontualmente 07h, horário em que se inicia a liberação para o transito fronteiriço e que se estende atualmente até as 19h, quando houve a liberação da aduana no lado brasileiro para que o coletivo cruzasse a ponte internacional até a aduana argentina onde foi efetuada a apresentação da documentação do veículo e os passageiros receberam o “permiso” registro necessário para ingressar no país vizinho.

Conforme a prefeita Lindamir Denardin este é um primeiro passo na luta pelo alfandegamento da Ponte Internacional. “Estamos vivendo aqui um momento histórico para o nosso município, são mais de 20 anos que esta ponte foi construída, muitas reuniões foram realizadas e hoje conseguimos ter a primeira passagem de um ônibus de turismo, este é mais um passo na nossa luta pela ampliação do horário de funcionamento para 24h e o alfandegamento completo, possibilitando além do transito de turistas a passagem de cargas”, afirmou.

A prefeita falou ainda do apoio do Governo do Estado e da importância desta liberação para o desenvolvimento de Capanema e da região. “Por muitas vezes nas reuniões realizadas se falou que não havia fluxo suficiente para justificar a ampliação do horário de atendimento e o alfandegamento completo, por isso contratamos um estudo junto ao SEBRAE onde ficou constatado em números a viabilidade de fluxo tanto turístico como de cargas e agora contamos com o apoio formal do Governo do Estado que estará intermediando junto as autoridades federais para que este processo seja concretizado o uqe contribuirá para não só o desenvolvimento de Capanema e Andresito como de toda a região”. Enfatizou.

O prefeito de Andresito Bruno Beck destacou a importância deste ato e da liberação 24h para o desenvolvimento econômico e cultural dos dois municípios. “Estamos muito felizes com este momento, mas precisamos buscar a ampliação do horário de passagem e da liberação de cargas isso vai impulsionar o desenvolvimento dos nossos municípios, mas além disso, irá possibilitar uma maior integração cultura e social entre os dois povos, pois como sempre falo a ponte deve servir para nos unir e não para nos separar”, ressaltou.

Além da presença dos dois prefeitos o ato foi acompanhado também pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Capanema Allex Marcello, pela secretária da Família Liana Pasquali, pelo diretor de Turismo Carlos Martini e pelo secretário de Desenvolvimento de Andresito Hugo Câmara.