Durante Fórum Mundial do Meio Ambiente prefeita Lindamir Denardin discute com autoridades retomada das obras da UHE Baixo Iguaçu

Quarta-feira, 01 de Julho de 2015

“Enquanto gestora municipal, não medirei esforços para que a construção da usina volte à normalidade" disse Lindamir

A Prefeita Lindamir Denardin esteve participando nos dias 25 e 26 de junho em Foz do Iguaçu do Fórum Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de manter contato com lideranças e representantes de órgãos ambientais estaduais e federais sobre o processo de retomada das obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu.

Durante o evento a Prefeita efetuou a entrega de um relatório ao governado Beto Richa e ao secretário de Meio Ambiente Ricardo Soavinski sobre os prejuízos que o município vem acumulando com a paralisação da obra.

Na ocasião o governador Beto Richa determinou que o secretário Ricardo Soavinski faça um acompanhamento da situação e efetue os contatos necessários com os órgãos federais responsáveis pela liberação da obra para que isso ocorra o mais breve possível.

A Prefeita conversou também com o diretor do Parque Nacional do Iguaçu Ivan Baptiston que também se comprometeu a contribuir para que os entraves relacionados as condicionantes estipuladas para o retorno das obras sejam superados.

"A participação neste Fórum foi muito positiva na oportunidade em conversa com o Governador sobre a Usina Baixo Iguaçu, ele delegou ao Secretário Soavinski que ficasse à frente desta questão para que haja a liberação do ICMBio para a retomada da obra. Depois conversando com o secretário Soavinski e com o Ivan Batiston do Parque Nacional, fui informada que tudo está se encaminhando para que brevemente haja a autorização para retomada da obra. Segundo Soavinski, a empresa responsável pela Usina deve emitir um documento adequando às condicionantes solicitadas e na sequência é esperada a autorização para reinício da obra. Estava presente conosco o Sr. Newton do Consórcio Baixo Iguaçu, o qual também ficou bastante otimista com as negociações”, ressaltou a Prefeita.

Lindamir falou ainda do esforço que está fazendo em busca da retomada da obra. “Enquanto gestora municipal, não medirei esforços para que a construção da usina volte à normalidade, não podemos esperar mais, a situação está muito difícil para nossa gente, o município é que está pagando a conta, estou muito preocupada com o aumento da demanda na saúde, ação social, o aumento do desemprego e com nossos empresários que investiram nos seus comércios e agora sofrem com o impacto negativo desta paralisação que já dura 11 meses. Irei onde precisar, falarei com quem tiver que falar, mas não vou desistir até atingir o objetivo que é a volta da construção da Usina Baixo Iguaçu”, finalizou.