Secretaria de Agricultura de Capanema realiza entrega da premiação do Concurso de Redução de Perdas na Lavoura

Quinta-feira, 02 de Julho de 2015

Entrega da premiação do 1º Concurso Municipal de Redução de Perdas na Lavoura.

A Administração Municipal de Capanema, através da Secretaria de Agricultura, realizou na sexta-feira, 26, o jantar de entrega da premiação do 1º Concurso  Municipal de Redução de Perdas na Lavoura.

O evento contou com as presenças da prefeita Lindamir Denardin, do representante da SEAB José Jurandir da Veiga, da vereadora Izolete Schneidar, do secretario municipal de Agricultura Valdir Luft, além de representantes de cooperativas e empresas parceiras na realização do Concurso.

Na ocasião a prefeita Lindamir Denardin falou da importância da realização deste concurso como forma do produtor aumentar sua eficiência na hora da colheita. “A realização deste concurso não pode ser encarada como uma simples disputa entre os operadores, éla é mais do que isto, é a oportunidade para que os produtores tenham uma real noção de qual é a perda que está ocorrendo na hora da colheita da sua produção, pois ele faz de forma correda e com muita dedicação todo o processo desde o preparo da terra ao plantio e a condução da lavoura mas na hora mais importante que é a da colheita acaba deixando parte do seu lucro na lavoura devido a uma máquina mal regulada ou outra situação qualquer que pode ser melhorada aumentando assim a sua rentabilidade”, afirmou.

Lindamir fez ainda um agradecimento especial aos apoiadores do concurso. “Quero também agradecer de forma especial estas empresas que são nossas parceiras na realização deste concurso, pois todos sabem as dificuldades financeiras que passam o nosso pais e o nosso estado e ela não é diferentes nos municípios e sem este apoio seria praticamente impossível o município sozinho desenvolver ações como esta”, disse a Prefeita.

O secretário de agricultura Valdir Luft parabenizou os participantes do concurso e destacou ações do Programa da Porteira Para Dentro que vem beneficiando produtores rurais do município. “Quero parabenizar a todos os produtores e operadores que se inscreveram para participar do Concurso, no começo imaginávamos que se tivéssemos de 10 a 15 participantes já seria um resultado positivo, mas para nossa alegria tivemos 22 inscrições e temos certeza que para o proximo ano este número vai aumentar ainda mais. Mas vale ressaltar algumas ações que a Administração Municipal vem desenvolvendo em favor da Agricultura como é o caso do Programa Da Porteira Para Dentro, um trabalho inédito, pois eu também sou agricultor e sei que nunca antes foi realizado algo semelhante, atendendo os produtores dentro das propriedades, cum um grande investimento de recursos uma vez que em muitos casos várias máquinas e caminhões trabalham mais de um dia dentro de uma única propriedade, por isso é um trabalho que demora um pouco mas que é de alta qualidade”, afirmou.

Os cinco primeiros colocados no Concurso foram:

1º - Dalmir candioto, com perda de 0,219 saca/há, premio troféu e R$ 600,00;

2º - Marcio e Marcelo Walter, com perda de 0,239 saca/há, premio troféu e R$ 500,00;

3º - Sandro Escher, com perda de 0,247 saca/há, premio troféu e R$ 400,00;

4º - Odair Jose Zapani, com perda de 0,265 saca/há, premio troféu e R$ 300,00;

5º - José Quevedo, com perda de 0,2652 saca/há, premio troféu e R$ 200,00.

A realização do concurso contou com o apoio da Emater, SEAB, Casa Familiar Rural e Sindicato Rural e com o patrocínio da Cooperativa Agroindustrial Coagro, Cooperativa de Crédito Sicredi Fronteiras, da Cooperativa de Credito Solidário Cresol, da Cerealista Boaro, da Nativa Fertilizantes e Sementes, da Sollo Sul Insumos Agrícolas e da Massey Ferguson.