Documentação solicitando o registo da Identificação Geográfica do Melado de Capanema é entregue ao INPI

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015

O trabalho de elaboração da documentação vem sendo desenvolvido a mais de dois anos e inicialmente três agroindústrias estão recebendo o acompanhamento, sendo que o objetivo é na sequencia incluir outras agroindústrias do município.

A Administração Municipal de Capanema, o Sebrae e representantes de agroindústrias do município efetuaram no dia 29 de outubro a entrega oficial ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a entrega da documentação solicitando a concessão da Identificação Geográfica do Melado de Capanema.

A diretora do departamento de Agroindustrias da Prefeitura Municipal de Capanema Doriela Vieczorek, que representou a prefeita Lindamir Denardin, destacou a importância desta identificação, “A Identificação Geográfica do produto funciona como uma patente, ou seja, nenhuma outra cidade do Brasil ou do mundo poderá dizer que a origem do melado batido é seu, pois ele será reconhecido nacionalmente e internacionalmente como de Capanema, como exemplo desta identificação podemos citar o Queijo Parmesão, produzido em Parma na Itália, ”, disse.

Presunto italiano de Parma, queijo Roquefort e champagne francês são produtos reconhecidos em todo o mundo pela sua forte marca e características exclusivas. No Brasil, a cachaça de Paraty, o café do Cerrado Mineiro e o vinho do Vale dos Vinhedos são exemplos de alimentos com registro de Indicação Geográfica (IG). A certificação confere qualidades específicas do local de produção, o que atribui reputação, valor e identidade própria, além de distinguir os produtos em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São itens que apresentam uma qualidade única em função de características naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer

A expectativa da Administração Municipal e do Sebrae é de que a entrega do registo de Identificação Geográfica possa ocorrer durante a Feira do Melado em 2016.