Secretaria de Saúde de Capanema já forneceu 600 próteses dentárias

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015

A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema atingiu neste mês de novembro a marca de 600 próteses dentárias fornecidas a população.

Conforme o secretário de Saúde Geancarlo Denardin o trabalho teve inicio em 2013 com a montagem do Laboratório de Próteses onde são fornecidas em média 22 próteses/mês. “Quando a prefeita Lindamir Denardin assumiu a Administração em 2013 eram fornecidas de quatro a cinco próteses por mês e com a implantação do Laboratório conseguimos ampliar para uma média de 22 próteses mensais”, disse.

Geancarlo falou ainda da importância do programa que visa dar melhores condições de vida aos pacientes “O programa de Próteses dentárias é muito importante, pois traz benefícios à saúde bucal, melhorando a mastigação, a fala, a aparência e acima de tudo melhora a autoestima da pessoa” afirmou.

De acordo com o cirurgião dentista Dr. Gustavo Schneider, coordenador do programa, esta ação tem como objetivo principal de reabilitar as pessoas carentes, que não tenham dentes em nenhuma das arcadas, ou que estejam utilizando próteses totais muito antigas e danificadas e que estejam prejudicando as condições de mastigação ou de estética. “O programa LRPD veio no sentido de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destacou.

Dr. Gustavo ressaltou que isso só foi possível devido a um projeto encaminhado pela Secretaria de Saúde ao Ministério da Saúde. “A secretaria de Saúde encaminhou este projeto junto ao Ministério da Saúde e foi contemplado com este Laboratório que nos possibilita fornecer 22 próteses ao mês, o que acontece em poucos municípios da região”, disse.

Para ter acesso ao programa o paciente passa por uma triagem, feita pelos profissionais que atendem a demanda livre na área de odontologia, que fazem o encaminhamento conforme a necessidade.