Prefeita Lindamir e deputado Traiano acompanham assinatura da ordem de serviço para ampliação do sistema de esgoto de Capanema

Sexta-feira, 31 de Maio de 2013

A Sanepar inicia, na próxima semana, mais uma etapa da ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário de Capanema. As obras vão beneficiar os moradores do bairro São Cristóvão e do Centro da cidade. Os recursos, de cerca de R$ 2 milhões, vão permitir que a rede coletora de esgoto atinja 51% da população urbana.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, destaca que a Sanepar busca cada vez mais melhorar as condições ambientais das cidades. “As redes coletoras e as estações de tratamento de esgotos trazem benefícios para a população, contribuem para a melhoria da qualidade de vida, conservam o meio ambiente e protegem os recursos hídricos”.

A ordem de serviço para execução destas obras foi assinada em 08 de março, com a presença da prefeita Lindamir Denardin, do líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do gerente regional Celço Arisi e empregados da Sanepar.

O deputado Ademar Traiano destacou durante a assinatura da ordem de serviço que esta é mais uma ação do Governo do Estado no sentido de trazer melhoria de qualidade de vida para a população de Capanema, a exemplo de outros projetos encaminhados pela prefeita Lindamir Denardin que esta acompanhado junto as secretarias estaduais.

A prefeita Lindamir agradeceu ao deputado Traiano pelo empenho que tem tido na busca de recursos para viabilizar os projetos da Administração Municipal e aproveitou a oportunidade para solicitar que auxilie para que num curto espaço de tempo possamos atingir 100% da área urbana de Capanema com o sistema de coleta e tratamento de esgoto.

As obras iniciadas compreendem a execução de mais de 16 mil metros de redes coletoras e 626 ligações domiciliares de esgoto. Os recursos contemplam duas estações elevatórias de esgoto e 1,3 mil metros de linhas de recalque, que irão transpor o esgoto até a estação de tratamento. A conclusão deste investimento está prevista para março do próximo ano. Vale destacar que 100% do esgoto que hoje é coletado e o das novas ligações têm a garantia de que vão receber tratamento adequado.

No entanto, as obras podem trazer transtornos temporários para os moradores, durante a execução dos trabalhos. Em alguns casos, será necessário quebrar as calçadas e pavimentos. A Sanepar reitera que o que for danificado será recomposto até o término das obras.

A rede será liberada para interligação ao sistema de forma parcial, de acordo com o cronograma de implantação em cada bairro. Assim, antes de ligar os imóveis os moradores devem aguardar a visita dos técnicos da Sanepar, que irão orientar sobre a forma correta de executar a ligação e definir o qual o prazo em que poderá ser feito o serviço.

Obras em andamento – A Sanepar está concluindo a implantação do sistema de coleta no Bairro São José Operário e em parte do São Cristóvão. Nestes dois logradouros foram assentados 11.928 metros de redes para retirar o esgoto de 485 imóveis. Para esta obra foram investidos mais de R$ 778 mil.