Turismo de Capanema busca parceria com Parque Nacional do Iguaçu

Sábado, 14 de Janeiro de 2017

Representantes do município estiveram em Foz do Iguaçu para estabelecer novas parcerias

Com mais de 70 quilômetros de divisa com o a reserva floresta que é Patrimônio da Unesco, o município de Capanema busca novas alternativas de integração com o parque, através da exploração turística.

Representada pelo Diretor do Departamento de Esportes, a Administração Municipal de Capanema está firmando parcerias com órgãos e entidades para fortalecer o turismo no município e o Parque Nacional do Iguaçu é um importante estimulador e também ponto turístico local e regional, atraindo pessoas de todo mundo.

Na terça-feira, 10, Marco Aurélio Gazzoni, Diretor do Departamento de Esportes de Capanema, esteve em Foz do Iguaçu, nas comemorações do aniversário do Parque Nacional do Iguaçu e protocolou solicitação de liberação para utilização de balneários e campings para a realização da edição 2017 do Verão Capanema, o documento foi entregue pessoalmente ao chefe do Parque, Ivan Carlos Baptiston. A solicitação prevê ainda a utilização da reserva ambiental para passeios nos rios Floriano e Silva Jardim, trilhas na mata e outras atividades esportivas no Rio Iguaçu.

Os passeios serão realizados pela empresa Macuco Safari, que detém licença para exploração turística do Parque e será mais uma vez parceira no Verão Capanema.

O responsável pela pasta do esporte municipal também conversou com os gestores da Itaipu Binacional, onde protocolou pedido de patrocínio para o evento. Todos os órgãos se mostraram bastante interessados em contribuir com o Verão Capanema, bem como dispostos a estimular o turismo ecológico em Capanema.

Ainda na terça-feira, foram firmados compromissos por parte da Administração do Parque Nacional para realização de estudos e coleta de dados que vislumbrem uma maior utilização e exploração turística das áreas no entorno do parque, o que estimulará também o desenvolvimento do comércio e até da agricultura familiar do município.

Parceria Internacional

Além das parcerias para realização do Verão Capanema 2017, a Administração Municipal também buscou estabelecer novos caminhos que possam estimular e facilitar a vinda de turistas para Capanema.  Aproveitando o encontro em Foz do Iguaçu, foi realizado contato com o Diretor Executivo da Fundação Amigos dos Parques, Eduardo Alfredo Galeano, da cidade de Puerto Iguazu, na Argentina, para futuras parcerias entre ambas as cidades.

A integração busca promover a valorização das belíssimas áreas ao entorno do Parque Nacional do Iguaçu. Vale ressaltar que Puerto Iguazu é um dos destinos turísticos mais visitados do país vizinho, com isso seus gestores têm grande experiência na área de turismo e também demonstraram bastante interesse em disponibilizar novas atrações aos turistas que vão até a cidade argentina, para que estes também conheçam e aproveitem aquilo que Capanema pode oferecer.