Professores de Capanema participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Sexta-feira, 31 de Maio de 2013

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

23 professores da Rede Municipal de Ensino, de 1º, 2º e 3º ano do 1º ciclo estão participando do curso de capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades com o objetivo de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

Fazem parte da estrutura do Pacto os seguintes pontos:

Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

Avaliações sistemáticas;

Gestão, controle social e mobilização.

O Curso tem uma carga horária de 240 horas e será desenvolvido no período de dois anos com aulas quinzenais ministradas pelas professoras Vânia Kolas Machado e Salete Hermann Gross.