Administração de Capanema inicia processo de informatização da Saúde

Quinta-feira, 06 de Junho de 2013

O sistema irá interligar todos os postos de saúde da cidade e do interior ao provedor central na sede da Secretária, possibilitando desta forma a unificação dos prontuários

Cumprindo com mais um dos compromissos assumidos durante o período eleitoral a prefeita Lindamir Denardin autorizou o inicio da implantação do sistema de informatização da Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho está sendo desenvolvido pela empresa Consulfarma Informática e Assessoria em Saúde de Cascavel, especializada em tecnologia da informação da saúde pública.

Conforme o secretário municipal de saúde Geancarlo Denardin o trabalho consiste na implantação de um sistema que irá interligar todos os postos de saúde da cidade e do interior ao provedor central na sede da Secretária, possibilitando desta forma a unificação dos prontuários onde será possível através da digitação do nome do paciente acessar todas as informações sobre consultas e exames realizados, remédios retirados na farmácia básica, encaminhamentos efetuados, além de possibilitar também o controle de frota entre outras possibilidades de utilização. “Par se ter uma ideia nós temos atualmente somente no Posto de Saúde Central mais de 106 mil prontuários, para uma população de aproximadamente 19 mil habitantes, o que torna praticamente impossível você ter um controle eficaz do trabalho que está sendo desenvolvido. Com este sistema em funcionamento vamos unificar estes prontuários onde poderemos saber apenas digitando o nome quantas consultas este paciente fez no mês, qual o tipo de medicamento está tomando ou beneficio está recebendo o eu com certeza vai agilizar o atendimento e diminuir os custos da Secretaria”, frisou Geancarlo.

De acordo com a prefeita Lindamir Denardin tendo em vista que muitos programas sociais são desenvolvidos em parceria entra as secretarias da Família e da Saúde o sistema também vai atingir a área social unificando os cadastros dos cidadãos atendidos. “Nos comprometemos com a população durante o período eleitoral de acabarmos com este sistema ultrapassado de fichas de papel para a anotação do atendimento dado a população, onde se a pessoa consulta no posto de saúde do interior numa semana e na outra vem ao Posto de saúde Central não é possível saber qual era seu diagnóstico ou que tipo de remédio foi receitado na primeira consulta. A tecnologia está ai a nossa disposição e precisamos usar esta ferramenta para sabermos com precisão de que forma esta sendo efetuado o atendimento a população, pois se uma pessoa consulta duas, três, quatro vezes num mês é por que o problema não está sendo resolvido e com este sistema vamos saber se isto está acontecendo e buscar a solução”, afirmou a Prefeita.

A expectativa é de que o sistema esteja em pleno funcionamento integrando todas as unidades de saúde em aproximadamente 60 dias.