Artesãos de Capanema participam de Feira na Argentina.

Quinta-feira, 13 de Junho de 2013

O departamento de turismo da Prefeitura Municipal de Capanema esteve juntamente com um grupo de artesãos do município participando nos dias 08 e 09 de junho da 1ª Feira Regional de Artesanato, promovido pela Administração Municipal de Andresito/Argentina.

A prefeita Lindamir Denardin esteve presente na abertura oficial do evento que contou também com as presenças dos ministros de Desenvolvimento Social, Mario Joaquín Losada e de Agricultura Néstor Ortega, da província de Misiones, do prefeito de Andresito Bruno Beck e diversas outras autoridades argentinas.

Durante a solenidade o tema que tomou conta dos pronunciamentos foi o alfandegamento da Ponte Internacional que liga os dois países, onde o prefeito de Andresito, enfatizou que a integração completa entre Capanema e Andresito se dará somente quando o transito pela Ponte Internacional estiver ativado 24 horas 365 dias por ano. "Os cidadãos de Andresito esperam há 18 anos o alfandegamento desta ponte e a liberação da passagem durante todo o dia. Não é possível mais admitir que nós não podemos fazer atividades culturais à noite ou nos fins de semana, porque não podemos utilizar esta passagem,  esta feira é um reflexo da integração que queremos ter com Capanema", disse o Prefeito.

Beck reconheceu o trabalho que está sendo feito sobre este assunto, conforme ele o governador de Misiones Maurice Closs cada vez que tem a oportunidade de conversar com a presidenta Cristina Kirchner, tem levantado a questão, pois reconhece  que o processo depende do Governo Federal.

Ao se pronunciar a prefeita Lindamir destacou que a abertura da passagem 24 horas por dia depende da vontade política de ambos os governos federais e que as lideranças locais devem continuar pressionado para que isso venha a ocorrer o mais breve possível, como forma de fomentar o intercambio cultural, social e comercial entre os dois municípios. "Com certeza o alfandegamento desta ponte vai possibilitar uma maior integração e a comercialização de produtos entre os dois municípios, bem como a promoção do turismo". Enfatizou.

A Prefeita parabenizou ainda a iniciativa da Administração de Andresito em convidar os o Departamento de Turismo e os artesãos de Capanema para participarem do evento, uma forma pratica de demonstrar o intercambio que deve existir entre os dois municípios e aproveitou ainda para convidar as autoridades argentinas e a comunidade de Andresito para participar em Capanema do 1º Fercap – Festival Municipal e Regional da Canção, nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho e do EcoBike no dia 29 de junho.