Ginásio Lotado para abertura dos Jogos Estudantis de Capanema

Segunda-feira, 11 de Setembro de 2017

7 instituições de ensino farão parte dessa primeira semana de jogos

Incluído nas comemorações alusivas à Independência do Brasil, os Jogos Estudantis de Capanema, ou “jogos da semana da pátria”, como popularmente ficaram conhecidos, movimentam os alunos da rede pública de ensino. E neste ano com participação também da rede particular.

A cerimônia de abertura foi à altura das grandes competições, com desfile das delegações, fogo simbólico, juramento e apresentação. Mas a apresentação não foi artística, mas sim, dos pais e mães que também competiram após o cerimonial

O objetivo foi proporcionar maior integração entre pais, filhos e escola, mostrando respeito à regras, espírito esportivo e determinação em defender as escolas em que os filhos estudam, tudo acompanhado de perto pelos pequenos, que no mesmo exemplo dado pelos pais, competirão, mas principalmente confraternizarão, com alunos das demais instituições de ensino.

As mães disputaram um jogo de caçador (queimada) e os pais participaram de torneio de Futsal.

Zaida Parabocz, secretária de educação, cultura e esporte, enfatizou que “a integração dos alunos e a prática esportiva são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. A participação dos pais também é importante para dar o exemplo aos filhos. Ver o ginásio lotado e a satisfação estampada no rosto dos alunos é maravilhoso”.

Nesta primeira semana, participam as escolas municipais e particular da área urbana, mais o distrito de São Luiz. A partir do dia 18 quem participa são as demais escolas da área rural.

As escolas: Afonso Arinos, Barão de Capanema, Concórdia, Janete Katzwinkel, Rachel de Queiroz, Sonho Meu e Tancredo Neves atendem alunos da pré-escola até o 5º ano. As modalidades em disputa são: Chute ao Gol, Arremesso ao Latão e Corrida do Saquinho para pré e 1º ano. Os alunos do 2º ano disputam a modalidade de Estafeta. Do 3º ao 5º ano as modalidades são Futsal Masculino, Corrida de Revezamento e Caçador.