Administração Municipal entrega novas instalações para o CRAS

Terça-feira, 25 de Junho de 2013

A Administração Municipal de Capanema realizou na tarde da quinta-feira, 21, o ato de entrega das reformas da estrutura onde funcionava o antigo projeto Piá, que passa a partir de agora a abrigar o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) do Município.

A solenidade contou com a presença da prefeita Lindamir Denardin, da presidente da Câmara de Vereadores Izolete Walker Schneider, do vereador Marcelo Barth, da secretaria da Família e Desenvolvimento Social Leonilde Capitanio, da chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Família Francieli Schimidt, de representantes de entidades filantrópicas e assistenciais do município, além de demais secretários municipais, chefes de departamentos e equipe do CRAS.

A secretária da Família Leonilde Capitânio destacou que com este novo espaço o CRAS terá condições de dar um melhor atendimento às famílias garantindo um tratamento adequado, de forma individual e em grupo. “Esta nova estrutura é um salto de qualidade no serviço oferecido ao usuário, um espaço amplo, com uma estrutura física muito boa que possibilitará atender as necessidades da comunidade.”, destacou.

A chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Família Francieli Schimidt, parabenizou a Administração Municipal pela iniciativa de dotar o CRAS de um espaço adequado para o atendimento a comunidade e em especial pela decisão de aderir ao Programa Família Paranaense, um programa estratégico que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo do Estado, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. “Com esta adesão nós estaremos já neste primeiro momento atendendo cerca de 40 famílias em maio situação de vulnerabilidade, identificadas pela equipe do CRAS, com ações estruturantes que visam mudar o destino dessas famílias”, afirmou.

Em seu pronunciamento a prefeita Lindamir Denardin destacou que muitas pessoas da comunidade sequer sabiam da existência do CRAS no município e que a própria legislação determina que este atendimento não pode ser efetuado junto a Secretaria da Família e que a partir de agora a equipe poderá prestar um atendimento adequado as família em situação de vulnerabilidade social. “Nós temos no município cerca de 400 famílias em situação de vulnerabilidade e agora com esta nova estrutura queremos que o CRAS realmente cumpra com seu papel de auxilio a estas famílias”, enfatizou.

Com relação as criticas que recebeu pela decisão de desativar o Projeto Piá nos moldes como era conduzido a Prefeita destacou que sempre teve a visão de que é necessário em primeiro lugar desenvolver um trabalho estruturante com as famílias e que o atendimento as crianças e adolescentes continuará sendo prestado, com aulas de Karatê, futebol, informática, musica, artesanato, entre outros, com profissionais capacitados e no sistema de contraturno escolar e que para um atendimento ainda mais amplo já conseguiu junto a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Governo do Estado a liberação de recursos para construção no município do Centro da Juventude, um local destina ao desenvolvimento integral de adolescentes e jovens com ênfase na cidadania, convivência e formação pessoal e profissional. “Este projeto já foi assinado junto a secretária da Família Fernanda Richa e deve ser liberado ainda este ano e aproveito a oportunidade para agradecer também ao juiz da nossa Comarca Dr. Marcio Geron que ao saber que precisávamos de um terreno para esta obra intercedeu junto ao Tribunal de Justiça do Estado que nos devolveu o terreno onde seria construído o novo Fórum no Bairro Santa Cruz para que lá possamos construir esta importante obra”, disse a prefeita Lindamir.