Capanema recolhe mais de 7 toneladas de lixo eletrônico na Semana do Meio Ambiente

Terça-feira, 25 de Junho de 2013

A Administração Municipal, ICMBio e a EMATER realizaram de 01 a 07 de junho uma série de atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente. Foram ministradas palestras com alunos da rede municipal de ensino, visita a estação de tratamento de afluentes da Sanepar, palestra noturna para alunos do ensino médio e também uma gincana entre turmas do nono ano do ensino fundamental, que envolveu toda a comunidade capanemense.

Com o nome de ECOleta a gincana teve objetivo de retirar do meio ambiente os objetos eletrônicos que não são mais utilizados que, de certa forma, poderiam prejudicar o meio ambiente. Foram coletados entre os dias 03 e 06 de junho, nessa gincana, mais de 7 toneladas de lixo eletrônico, surpreendendo a todos pelo volume arrecadado. Todas as turmas do nono ano das escolas do município, incluindo APAE, Casa Familiar Rural e CEEBJA concorreram na gincana, que devido ao grande sucesso foi prorrogada por mais uma semana, onde a premiação será em forma de um passeio turístico na Ilha do Sol com uma trilha no Parque Nacional, para uma turma vencedora das escolas da cidade e uma turma das escolas da zona rural.

Durante o evento que envolveu alunos do ensino médio, a Prefeita Lindamir Denardin destacou a importância da realização de ações que busquem a preservação do meio ambiente, em especial no que diz respeito a destinação correta do lixo.

Lindamir falou ainda sobre o trabalho que a Administração vem desenvolvendo no sentido de melhorar o recolhimento do lixo orgânico e reciclável e na manutenção da limpeza publica. “O nosso Município estava com uma situação muito complicada com relação ao recolhimento do lixo e da limpeza pública e o reflexo disso foram os inúmeros casos de dengue ocorridos em Capanema, neste momento já avançamos muito mas precisamos do apoio de todos para melhorarmos ainda mais”, ressaltou.

Devido a grande adesão da comunidade no recolhimento do lixo eletrônico a Gincana acabou sendo prorrogada em uma semana, possibilitando assim o recolhimento e pesagem de todo o material coletado e a divulgação do resultado e entrega da premiação ocorreu na segunda-feira, 17, no gabinete da prefeita Lindamir na presença de representantes das escolas participantes onde os vencedores foram:

Categoria Rural – Casa Familiar Rural;

Categoria Urbana – Colégio Rocha Pombo;

Como premiação as duas turmas participaram de um passeio turístico com visita ao Museu Magarrancho e um dia na Ilha do Sol.

A equipe coordenadora das atividades da Semana do Meio Ambiente fez um agradecimento especial pelo empenho de todas as turmas, bem como da comunidade em geral que participou das atividades e aos parceiros Gebana, Coagro, Di Roso e a empresa Descartec que fez de maneira correta o descarte do material coletado na gincana ECOleta.