Comissão aprova projeto de lei para reabertura da Estrada do Colono

Quinta-feira, 04 de Abril de 2013

Aprovado nesta quarta-feira (3), o projeto de lei que prevê a reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono.

A comissão especial da Câmara Federal, em Brasília, aprovou, nesta quarta-feira (3), o projeto de lei que prevê a reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu. A estrada, que tem 17 km, liga Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná, a Capanema, no sudoeste, e foi fechada em 2001, pela Polícia Federal após determinação da Justiça.

De acordo com a Câmara Federal, durante cinco sessões, caso nenhum deputado entre com um recurso pedindo para que a votação vá a plenário, o projeto segue direto para o senado.

No projeto, o relator deputado Nelson Padovani diz que será feito um estudo de impacto socioambiental, cultural e econômico devendo ser considerada a opinião dos moradores que moram ao redor do parque; implantação de guaritas para controle de acesso de veículos e pessoas; indicação de dados sobre a estrada e os recursos naturais; controle do horário de acesso; vedado o asfaltamento de qualquer parte do percurso, entre outros.

A Estrada do Colono virou polêmica no Paraná após o fechamento. Isso porque os moradores das regiões oeste e sudoeste querem a reabertura da estrada, pois o deslocamento seria menor. No passado, ela era usada por colonizadores que deixaram o sul para estimular o crescimento dos municípios ao redor do parque.

Para o chefe de conservação e manejo do Parque Nacional do Iguaçu Apolônio Rodrigues, a reabertura da estrada vai suprir 17 km de floresta atlântica já recuperada e isto vai contra todos os princípios de conservação da biodiversidade e da conservação no Brasil. “A Estrada do Colono é uma estrada que cruza o parque nacional arbitrariamente, o período que ela foi usada foi arbitrariamente. É usada apenas como atalho para ligar um lado do parque ao outro. Não tem nenhum atrativo que justifique a entrada das pessoas nessas áreas”, assegurou.