Evento “Bom de Ré” marca o lançamento do Agosto Azul em Capanema

Quarta-feira, 10 de Julho de 2013

Através da organização da Associação Capanemense de Apoio e Prevenção ao Câncer da Mulher “APCM”, com o apoio da Administração Municipal, Grupo de Arte e Cultura Costeiros do Iguaçu e Poder Judiciário, foi realizado no domingo, 07, no Parque de Exposições o evento “Bom de Ré”, que marcou o lançamento da programação do “Agosto Azul”, mês dedicado ao desenvolvimento e fortalecimento de ações voltadas à saúde do homem.

O evento, que contou com mais de 40 inscritos entre as modalidades veículo e motocicleta, foi desenvolvido na arena de rodeio onde na modalidade veiculo os competidores tinham que conduzir um Chevete em marcha ré por um circuito com diversos obstáculos e estacioná-lo no menor tempo possível com o menor número de infrações e na modalidade motocicleta o piloto tinha que conduzir e o caroneiro cumprir as tarefas do percurso sem que nenhum dos dois colocasse o pé no chão.

Na abertura oficial do evento a presidente da APCM Olinda Szimanski Pelegrina Lopes destacou que está é mais uma ação no sentido de alertar a comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer que se diagnosticado precocemente tem grandes chances de cura.

O deputado estadual Nelson Luersen parabenizou a iniciativa da APCM e falou sobre a necessidade de se combater o uso do tabaco que segundo ele é um dos maiores causadores de câncer. “O cigarro é uma das maiores causas de câncer, por isso precisamos conscientizar as pessoas para que fiquem longe deste mal”, afirmou.

Para o deputado Federal Assis Miguel do Couto são iniciativas como estas vindas de entidades da sociedade que contribuem para o surgimento de políticas públicas que venham a atender as necessidades da população. “A minha história política começou dentro de entidades e ao longo do tempo aprendi que inúmeras políticas públicas desenvolvidas na área da saúde, da agricultura familiar surgiram de iniciativas como esta, que busca chamar a atenção dos homens para o cuidado com sua saúde”, ressaltou.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde o coordenador de saúde no município Evaldo Denardin falou sobre as ações que estarão sendo desenvolvidas durante o mês de agosto na prevenção da saúde do homem, sendo uma delas a parceria entre a Administração Municipal e a UOPECAN onde estarão sendo fornecidos de forma gratuita 500 exames de PSA para detecção de câncer de próstata.

Ao usar da palavra a prefeita municipal Lindamir Denardin enalteceu o trabalho desenvolvido pela APCM e falou sobre a importância da prevenção como forma de combater o câncer e diminuir os casos de morte. “A prevenção ainda é o melhor remédio e se com ações como esta nós conseguirmos salvar uma vida podem ter certeza de que já valeu a pena”, destacou.

Ainda durante a solenidade o proprietário do Laboratório Martini, Luciano Martini efetuou a entrega de 50 exames de PSA gratuitos para srem distribuídos entre o público presente no evento.

Durante a tarde, com a presença de um grande público, foi dado sequencia a competição onde o ganhador do veículo Chevette e da motocicleta foi o competidor Claudiomir Viapiana da cidade de Serranópilis do Iguaçu, que efetuou as duas provas em menor tempo e com o menor número de infrações.

Houve também a entrega da premiação as torcidas mais animadas onde o primeiro lugar ficou com a torcida de santa Izabel do Oeste e Realeza e o segundo lugar com a torcida de Planalto e o sorteio de uma bicicleta onde o ganhador foi o Sr. Rubi Dahmer.