Capanema realizará "PARADA CONTRA A DENGUE"

Sexta-feira, 26 de Abril de 2013

Administração Municipal, o Poder Judiciario e diversas entidades estão convocando a população para uma grande parada contra a dengue, que será realizada na terça-feira, 30.

A Administração Municipal de Capanema através da Secretaria de Saúde com o apoio do Poder Judiciário da Comarca e diversa outras entidades, estará realizando na terça-feira, 30, a “Parada Contra Dengue”.

A ato será desenvolvido no período das 14h as 17h e pretende mobilizar toda a população do perímetro urbano em uma ação de conscientização sobre a urgente necessidade de eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

Para organizar a Parada foi realizada na quinta-feira, 18, uma reunião na sala do Júri do fórum da Comarca, onde esteve presente o médico veterinário da 8ª Regional de Saúde, Evandro Francischett, que repassou informações sobre o ciclo do mosquito transmissor, riscos da doença e em especial sobre a forma de combate, que segundo ele resume-se em uma ação de responsabilidade de toda a população.

O Juiz de direito Dr. Márcio Geron destacou a importância de toda a população participar desta campanha e defendeu medidas mais enérgicas no sentido de responsabilizar aqueles não cumprirem com as orientações de eliminar os criadouros do mosquito. “A comunidade tem que se conscientizar de que pessoas vão morrer caso não tomemos uma atitude urgente contra esta doença”, enfatizou.

A prefeita Lindamir Denardin falou sobre os investimentos que sua Administração tem feito para combater a dengue, como os arrastões com recolhimento de entulhos, a realização de teste seletivo para contratação de mais funcionários para o setor, entre outros, com um alto custo para o município. “Os recursos que estamos investindo contra a dengue poderiam estar sendo utilizados em outros investimentos necessário para nossa população, além disso estamos tendo uma sobrecarga no setor de saúde, onde os casos suspeitos de dengue estão dificultando o atendimento de pacientes com outros problemas e sabemos que para acabar com a dengue basta apenas a conscientização da população”, resaltou a Prefeita.

De acordo com o secretario de Saúde Geancarlo Denardin, a Secretaria estará disponibilizando cerca de 40 profissionais, divididos em 4 grupos abrangendo os bairros Santa Cruz, São José Operário, São Cristóvão e Centro, para junto com a população visitar neste período da “Parada” todos os domicílios. “Somente a nossa equipe não terá condições de visitar todas as residências, por isso contamos com a ajuda das entidades e de toda a comunidade para alcançarmos este objetivo, vamos fornecer todo o material necessário para o trabalho e queremos com a ajuda de todos darmos um basta a dengue em Capanema”, disse Geancarlo.