Secretaria de Educação promove cursos de capacitação

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2013

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Capanema promoveu nos dias 25 e 26 de julho cursos de capacitação para professores e educadores dos centros de Educação Infantil.

As atividades tiveram inicio com encontro no Centro Social da Igreja Matriz, onde estiveram reunidos todos os professores e educadores infantis. Na ocasião a secretária Jaqueline Vazzoller falou a respeito das ações que a Administração Municipal vem desenvolvendo no sentido de proporcionar melhores condições de trabalho aos educadores e como consequência buscar a melhoria da qualidade de ensino.

Ainda na abertura do evento o presidente da Cooperativa de Credito Sicredi Fronteira, José Cesar Wunch, apresentou a proposta de reativação do programa A União Faz a Vida, com eixos específicos para temas como Educação Ambiental, Desenvolvimento Turístico e Saúde, onde os professores farão a analise da proposta e definirão pela adesão ou não ao Projeto.

Na sequencia os participantes foram divididos em grupos para sequencia dos trabalhos.

Educadores Infantis reuniram-se na Casa da cultura para uma para participar da palestra com o tema “Ludicidade e Aprendizagem”, ministrada por Ana Maria Valoto.

Professores de pré, 1º, 2º e 3º ano, Educação Física, Artes e Inglês, permaneceram no Centro Social onde participaram da palestra com o tema “A  Música como Recurso Pedagógico no Ensino Fundamental”, ministrada por Ermínia Machiavelli

E professores das oficinas, 4º e 5º ano participaram na Sala da Torre, da palestra “Matemática e material concreto”, ministrada pelo professor da FAMPER Rogério Reck.

A Prefeita Lindamir Denardin, que em não pode se fazer presente a abertura das atividades, fez questão de almoçar com os educadores e na oportunidade reafirmou o compromisso de sua Administração com a Educação. “Estamos trabalhando intensamente para colocar em prática as propostas apresentadas a comunidade em nosso Plano de Governo, como é o caso do Ensino em Período Integral que irá sim tornar-se uma realidade em nosso município, já temos o projeto e estamos buscando os recursos junto as esferas Estadual e Federal para sua concretização”, afirmou Lindamir em contato com os palestrantes do curso.

Já no dia 26, os professores deslocaram-se no período da manha ao município de Bom Jesus do Sul onde participaram da palestra “A importância da Educação Emocional e Social para Aprendizagem e Convivência Humana”, ministrada pelo professor João Roberto de Araújo. Neste período os Educadores Infantis efetuaram o Planejamento em seus locais de trabalho.

No período da tarde os professores efetuaram o planejamento em seus locais de trabalho e os Educadores Infantis participaram da redistribuição de turmas, que se fez necessário em função do inicio em breve das atividades do novo centro de Educação Infantil.