Investir em novos empregos através da qualificação da mão-de-obra

Categoria: Administração Publicado: Terça, 10 Julho 2018

Escola móvel está formando mais de 100 alunos gratuitamente.

A administração municipal de Capanema, desde o ano passado, retomou os diversos cursos de qualificação oferecidos à comunidade, por entender que o primeiro passo para que a pessoa possa se colocar melhor no mercado de trabalho, depende da busca por especializar-se na área pretendida.
A busca da população por esses cursos tem sido bastante grande, até pelos anos em que isso deixou de ser oferecido aos capanemenses. E o principal parceiro para a realização dessas formações tem sido o SENAI, que tem disponibilizado uma diversidade de cursos para Capanema.
Nesta semana serão concluídos os cursos da escola móvel, instalada junto ao Parque de Exposições. Os cursos que estão sendo concluídos são: mecânico de motocicletas; eletricista de automóveis e; soldador.
Américo Bellé, prefeito de Capanema, destaca que “quando a pessoa faz cursos, se especializa, as chances de conseguir emprego, evoluir na empresa que já trabalha ou até abrir seu próprio negócio se ampliam muito. Nosso principal papel está sendo cumprido, viabilizar que aqueles que se interessam em se especializar, tem essa oportunidade gratuitamente”.
A agência do trabalhador é quem faz a intermediação entre empregador e quem busca trabalho, mas, em Capanema, também realiza o cadastramento de interessados em especializações, formaliza as matrículas, monta turmas e disponibiliza os cursos. Tudo isso tem agilizado bastante a obtenção de emprego por aqueles que participam das qualificações.
Roque Pompermaier, gerente da Agência do Trabalhador, aponta que “oportunidades de trabalho surgem diariamente, mas é preciso que já possua um conhecimento prévio. Mesmo para quem busca o primeiro emprego ou para quem já trabalhava em outras áreas, são os cursos oferecidos pela nossa escola de ofícios que estão possibilitando que as pessoas conquistem seu emprego. Quem se qualifica e se dedica, consegue vaga logo, já quem não vai em busca do conhecimento, também não tem conseguido se colocar”, garante Roque.
Ao todo, foram 112 vagas disponibilizadas em 6 turmas nos cursos que estão sendo realizados na Escola Móvel. Na semana que vem a estrutura toda será desmontada e segue para outro local do estado. Porém, já no mês que vem, teremos mais cursos disponibilizados pelo SENAI, durante a Feira do Melado. Informações podem ser obtidas sempre na Agência do Trabalhador, ao lado do correio.