Agricultores de Capanema presentes na comemoração de 78 anos do Parque Nacional do Iguaçu

Categoria: Agricultura Publicado: Sexta, 13 Janeiro 2017

13 famílias da localidade de Santa Ana integram projeto de produção orgânica

Na terça-feira, 10, o Parque Nacional do Iguaçu completou aniversário de criação e, para marcar essa data, foi realizado evento junto às Cataratas, com presença de autoridades e habitantes lindeiros. Um grupo de agricultores de Capanema foi convidado a participar das festividades e também apresentar sua produção, o cultivo de frutas 100% orgânicas.

A Associação de agricultores é formada no momento por 13 famílias, que através da agricultura familiar, estão expandindo sua produção, visando atender um mercado que vem crescendo cada vez mais, que é a produção orgânica.

Os agricultores participaram de encontros com a administração do Parque Nacional do Iguaçu, da empresa Cataratas do Iguaçu SA e também do Parque das Aves, locais que em breve firmarão contrato de aquisição dos produtos para fornecimentos aos visitantes destas atrações turísticas.

Essa parceria de fornecimento de frutas orgânicas vai fortalecer a atividade, além de divulgar a produção capanemense. O projeto foi organizado pela empresa Tamoios, ONG WWF e pela Cooperativa de Assistência Técnica Biolabore ainda no ano de 2015. A associação de produtores é acompanhada pela Emater, Instituto Ambiental do Paraná e pela Administração Municipal de Capanema, através da Secretaria de Agricultura, que prestam assistência direta no campo às famílias, garantido melhorias na produção e auxiliando na gestão das propriedades.

O Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de Capanema, Lucir Rupolo, destaca que “estarem organizados em associação e contar com o apoio destas entidades, empresas e também da Administração Municipal, facilita para que tenham acesso ao mercado consumidor, a exemplo desta parceria com o Parque Nacional do Iguaçu e rede hoteleira de Foz do Iguaçu. Desta forma, conseguirão valorizar seu produto e agregar renda às propriedades”.